Uma oportunidade para quem trabalha em pequenas propriedades rurais será oferecida pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos, SP, no dia 11 de abril, das 8h30 às 11h30. É um Dia de Campo, totalmente gratuito, sobre as tecnologias para saneamento básico rural e também o uso de biofertilizante líquido.

Quem participar, além de palestras explicativas, vai acompanhar as demonstrações no campo da Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia desenvolvida para tratamento do esgoto nas propriedades rurais e em áreas isoladas, e também do Jardim Filtrante, cuja finalidade é tratar a água das pias e chuveiros nessas residências.

Pela primeira vez em São Carlos também haverá demonstração do uso do efluente do esgoto tratado, tanto na produção de milho, quanto na produção de mudas de árvores. Esse biofertilizante líquido gerado pela fossa séptica biodigestora pode garantir mais uma fonte de renda para a agricultura familiar, além de contribuir para diminuir o impacto no meio ambiente.

 “A falta de saneamento básico, com o uso da Fossa Rudimentar (popularmente conhecida como Fossa Negra), por exemplo, pode provocar doenças e contaminar locais que fornecem água para o abastecimento das cidades, ou seja, é um problema rural e urbano ao mesmo tempo”, explica o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, da Embrapa Instrumentação, coordenador técnico do evento.

O evento será realizado no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre). É necessário fazer a inscrição no https://www.embrapa.br/instrumentacao/dia-de-campo-saneamento.



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025