A Rio+Saneamento iniciou, neste mês, mais uma etapa nas operações de saneamento em Rio das Ostras, RJ. A concessionária assumiu o sistema de esgotamento sanitário do município, medida fundamental para atingir, até 2033, a universalização dos serviços de oferta de água e tratamento de esgoto, cumprindo as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento. Após cerca de seis meses de operação assistida, equipes iniciaram os serviços nas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto da cidade, como a localizada no bairro Jardim Mariléa.

Nos próximos quatro anos, a concessionária investirá R$ 100 milhões na ampliação e modernização do sistema. Serão realizadas melhorias e manutenções constantes, bem como a substituição de equipamentos, como por exemplo, bombas elevatórias que somam 31 na cidade. Além disso, a Rio+Saneamento vai transformar a ETE Cláudio Ribeiro em uma elevatória de esgoto bruto, com novas tubulações, com o intuito de transportar o esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB Vila Olímpica), e investir na reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Mariléa).

De acordo com Christian Portugal, superintendente regional de operações da Rio+Saneamento, os serviços de coleta e tratamento de esgoto já estavam previstos no contrato de concessão. “Nosso principal desafio, neste primeiro momento, é recuperar algumas estruturas que recebemos para melhorar as condições operacionais. Depois, expandir o sistema, que hoje cobre 30% no município, para os 90% de cobertura previstos no contrato. Contratamos novos colaboradores para somar nesse projeto e tenho certeza de que, com empenho e dedicação, vamos alcançar as metas estabelecidas e garantir mais qualidade de vida, com água e esgoto tratados para todos os moradores de Rio das Ostras”, destacou o superintendente.

Segundo Thiago Freire, gerente de operações da Rio+Saneamento, novos projetos para a expansão do sistema já se encontram em desenvolvimento. “Tivemos uma operação assistida muito bem preparada e seguimos empenhados para trabalhar em mais esse novo desafio em Rio das Ostras. Em relação a universalização, estamos neste momento desenvolvendo os projetos de ampliação para direcionar a aplicação dos recursos”, explica Thiago.

O tratamento de esgoto contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e traz benefícios à saúde da população. Para esclarecer sobre esse novo processo, a concessionária distribuiu comunicados sobre a mudança aos clientes anteriormente atendidos por outra empresa, através de e-mail, cartas e SMS. Também serão realizados atendimentos itinerantes em diversos bairros da cidade, para que a população possa esclarecer dúvidas sobre tarifas e os novos serviços prestados.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024