A Fumacense Alimentos, empresa que produz e comercializa arroz, feijão, farinhas, bebidas e misturas vegetais, investiu na ampliação da ETA - Estação de Tratamento de Água da sua unidade matriz, em Morro da Fumaça, SC. O recurso hídrico é utilizado na indústria catarinense ao longo do processo de parboilização e na geração de energia.

Com capacidade de tratar 50 m³/h, a instalação no parque fabril tem a característica principal de captar a água do lago próprio da empresa e realizar o tratamento. Dessa maneira, evita a contaminação por resíduos sólidos sedimentares, matéria orgânica e agentes biológicos, como algas, bactérias e fungos.

“Ao possuir esta estação, temos benefícios econômicos e ambientais, pois por meio do seu próprio tratamento conseguimos evitar o desperdício da água e, consequentemente, aumentar os ciclos de concentração dos equipamentos na geração de energia. Além de ser aplicada no processo de parboilização do arroz”, explica o coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza.

Para melhorar o processo de absorção da água, a empresa conta com um lago para armazenamento e reutilização. A ETA abrange as seguintes etapas para a limpeza: coagulação, floculação, decantação e purificação por meio de filtros. Após passar por esses ciclos, o recurso hídrico está pronto para ser usado no processo de geração de energia para a caldeira, nos sistemas de resfriamento a vapor e na parboilização do arroz. “Essa prática da Fumacense Alimentos, além de ajudar no processo produtivo, é uma ação sustentável, pois reaproveitamos o recurso natural do lago, que provém das chuvas, para utilizar na indústria. Dessa forma, conseguimos reduzir o impacto ambiental e aprimorar ainda mais a qualidade dos nossos grãos”, enfatiza Tezza. 



Mais Notícias HYDRO



São Paulo lança nova etapa de obras de limpeza do rio Tietê, com investimento de R$ 233 milhões

Dois lotes que serão licitados vão garantir retirada de mais de 1 milhão de metros cúbicos de detritos dos dois trechos do rio.

03/09/2024


Vicunha economiza 227 milhões de litros de água e reutiliza 70% dos resíduos gerados

Em Pacajus, CE, empresa utiliza exclusivamente água de reúso para produção de tecidos, sem depender de mananciais.

03/09/2024


Casan investe R$ 3 milhões para modernizar tubulação que abastece o sul da Ilha em Florianópolis

Tubulação a ser instalada no trecho próximo ao Túnel Antonieta de Barros.

03/09/2024