Uma usina de dessalinização será construída no Litoral Norte de São Paulo e deverá atender 8 mil pessoas em 19 ilhas, na região de Ilhabela, para tratar a falta de água no período de temporada, quando aumenta significativamente o número de turistas nos municípios litorâneos. A usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de até 30 L/s, permitindo à Sabesp aumentar em 22% a oferta de água tratada.  A água dessalinizada será transportada para um reservatório localizado na própria ETA - Estação de Tratamento de Água Água Branca, onde será distribuída para consumo da população.

O professor José Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica Ambiental da Escola Politécnica da USP, especialista em tratamento de água e desenvolvimento de tecnologia de separação por membranas, explica que o problema é antigo e a dessalinização pode ajudar na oferta de água na região.

A ideia da construção de uma usina de dessalinização na região de Ilhabela, no Litoral Norte do Estado, é a solução para locais que não comportam um reservatório. O professor da USP explica como funciona esse processo de utilizar a água do mar para transformar em água doce e potável e informa que a primeira unidade de dessalinização foi construída no Brasil em Fernando de Noronha, uma ilha no litoral nordestino que também enfrentava escassez de água. O assunto vem sendo discutido e estudado no país desde a década de 1970.

Será a primeira usina de dessalinização do estado de São Paulo. A construção desse tipo de unidade pode ser a solução para a escassez hídrica que tem sido um desafio nos grandes centros urbanos. O Litoral Norte é uma área de preservação ambiental, por isso existe a preocupação com o meio ambiente e o engenheiro da Poli/USP tranquiliza a população.

Quando se pensa em custo, a tecnologia de engenharia utilizada já está bem mais acessível à população. A pergunta que se deve fazer é quanto custa não ter água? Outro ponto positivo destacado por Mierzwa é a qualidade da água, que não deixa nada a desejar para uma água de reservatório.

O edital para a construção da usina de dessalinização em Ilhabela foi publicado em abril. Interessados têm até 25 de junho para apresentar propostas. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026.

Foto: Usina de dessalinização em Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos. A construção de uma usina desse tipo é a solução para locais que não comportam um reservatório



Mais Notícias HYDRO



Alibra investe R$ 15 milhões em nova estação de tratamento de efluentes

Projeto tem capacidade total prevista de 200 m³/dia.

15/10/2024


Sesamm é reconhecida pelo 3º ano consecutivo por promover práticas sustentáveis no setor de saneamento

Unidade da GS Inima Brasil recebeu a certificação internacional ABNT NBR ISO 50.001 – Sistema de Gestão de Energia.

14/10/2024


Vallair inova mais uma vez com lançamento de Webinar

Evento online e gratuito aborda tudo sobre Bombas Peristálticas de Roletes e Sapatas

15/10/2024