Startups e demais empresas inovadoras de qualquer porte podem enviar propostas para o Copasa Hub, iniciativa voltada para o desenvolvimento de soluções disruptivas na área de saneamento. A participação é aberta a qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira, isoladamente ou em consórcio. O prazo final para a inscrição é 30 de agosto.

A modalidade de licitação do Copasa Hub é o chamado CPSI - Contrato Público de Solução Inovadora, previsto na Lei Complementar 182 de 2021, que instituiu o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador. Por meio dessa modalidade especial de licitação, a Copasa testará, por até 12 meses, prorrogável por igual período, soluções ofertadas pelo mercado aderentes aos desafios da empresa.

Para as empresas participantes, essa é uma oportunidade de testar as soluções em ambiente real, o que é vital para a validação de qualquer solução. Outra vantagem é a disponibilização de recursos para o desenvolvimento da proposta, sendo o valor máximo estabelecido pela legislação de R$ 1,6 milhão para cada contratação.

Após o fim do período de testes previstos pelo CPSI, a Copasa poderá firmar contrato para o fornecimento do produto desenvolvido, sem a necessidade de realização de novo procedimento licitatório.

Empresas interessadas em participar devem ficar atentas na hora de enviar propostas. “É muito importante seguir cada um dos itens do formulário de inscrição conforme o que é solicitado. Desde a atenção quanto ao número do desafio, a descrição da solução inovadora, a informação quanto ao nível de prontidão ou maturidade tecnológica da solução, explicação e evidências que comprovem essa maturidade, enfim, toda a descrição, de forma a facilitar o entendimento da comissão de julgamento”, destaca Karoline Tenório, gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Tecnológico da Copasa.

Cada participante poderá apresentar propostas para um ou mais desafios, desde que apresente, para cada um deles, uma proposta específica. Alinhados ao propósito da Copasa de “Cuidar da água e gerar valor para as pessoas”, os desafios propostos para as empresas foram definidos a partir de um mapeamento feito junto às áreas técnicas da companhia. São eles: 1) Melhoria da experiência do cliente no pagamento das faturas; 2) Melhoria dos processos de fiscalização de obras; 3) Monitoramento e logística direta e reversa de hidrômetros; 4) Tratamento de esgoto em pequenas localidades; e 5) Processos de calibração dos medidores de vazão.

Para cada um desses desafios, foi disponibilizado um briefing no site do Copasa Hub com o objetivo de nortear a formulação das propostas. Além disso, a companhia realizou, ao longo do mês de julho, imersões sobre cada um dos desafios, com a participação de especialistas nos temas, para tirar dúvidas da comunidade empreendedora sobre as necessidades da Copasa.

Dúvidas acerca dos processos relacionados ao Contrato Público de Solução Inovadora e/ou dos desafios do Copasa Hub podem ser enviadas para e-mail: cpli@copasa.com.br e/ou formulário específico disponível no site hub.copasa.com.br.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024