O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento no valor de R$ 31 milhões para a Constanta Industrial desenvolver produtos com tecnologia de IoT - Internet das Coisas destinados ao monitoramento e gestão do consumo inteligente na iluminação pública, no saneamento e no gás.
A empresa investirá na ampliação e modernização de capacidade produtiva nas unidades industriais de Atibaia, SP, e Manaus, AM. Os recursos são provenientes do BNDES Funttel - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações e representam cerca de 70% do projeto da Constanta, com valor total de R$ 44,5 milhões. A Constanta contou com a assessoria da Naia Capital na estruturação da operação.
“A Constanta está entusiasmada com a parceria e o incentivo do BNDES, que viabilizou o financiamento. Este apoio é um marco significativo para nossa empresa, que sempre acreditou no potencial do desenvolvimento de tecnologias locais e sempre apoiou o crescimento da indústria nacional ‘Made in Brazil’. Com a ampliação e modernização de nossas unidades industriais em Atibaia, SP, e Manaus, AM, estamos comprometidos em oferecer soluções tecnológicas de ponta que promovam o crescimento e a competitividade da indústria nacional, com a ambição de levar nossas soluções ao mercado internacional”, diz Pedro Gouveia, CFO da Constanta.
Uma das tecnologias previstas no projeto é um dispositivo para se conectar aos hidrômetros do mercado de água e um medidor de gás com tecnologia IoT que permite monitorar, analisar e transmitir dados de consumo. Os produtos fornecerão aos consumidores e empresas informações mais precisas, detecção precoce de falhas e vazamentos e, desta forma, uma gestão mais eficiente de uso dos recursos. A tecnologia pretende reunir em uma única plataforma a medição e contagem de pulsos, acionamento de eletroválvulas e leituras de pressão, em um produto de fabricação nacional com atendimento à Portaria 950 - Bens Desenvolvidos no Brasil.
Mais Notícias HYDRO
Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.
19/11/2024
Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.
19/11/2024
Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.
18/11/2024