Em meio aos desafios para alcançar a universalização prevista pelo Marco do Saneamento, a Rio+Saneamento promoveu, nos últimos dois anos, avanços no Estado do Rio de Janeiro. Durante o período, investiu em Estações de Tratamento de Água e Esgoto, na revitalização de reservatórios e na construção de adutoras e de mais de 130 km de redes de água e esgoto. Os investimentos, realizados nos 18 municípios que compõem sua área de atuação, incluindo 24 bairros da capital, ultrapassaram R$ 320 milhões, ampliando e melhorando a infraestrutura de água e esgoto, assim como aumentando a qualidade dos serviços.
Entre os números que se destacam nesse período, foram realizados mais de 450 mil serviços, que incluem substituições e instalações de novos equipamentos, recadastramentos, atendimentos itinerantes, entre outros. No período, foram registradas 80 mil novas ligações de água.
Além da execução das obras necessárias para garantir saneamento básico, nesse período, mais de 2,2 milhões de análises laboratoriais foram realizadas em um trabalho diário de monitoramento e controle da qualidade da água distribuída e do esgoto coletado e tratado pela concessionária. O desenvolvimento dos municípios também foi positivamente impactado com a criação de mais de 2 mil vagas de emprego e a movimentação das economias locais. 170 mil famílias foram beneficiadas com a tarifa social.
De acordo com Leonardo Righetto, presidente da Rio+Saneamento, os avanços no saneamento básico nesses 18 municípios, nos últimos dois anos, somente foram possíveis devido ao processo licitatório promovido pelo governo do estado em 2021, que entendeu ser necessária a participação da iniciativa privada.
Mais Notícias HYDRO
02/04/2025
Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.
02/04/2025
Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.
02/04/2025