Desde o seu lançamento em 2021, o Wavin Services, da Amanco Wavin, marca comercial da Orbia e fabricante de tubos e conexões, o serviço já economizou 29,22 milhões de m³ na América Latina, o equivalente a 9 mil piscinas olímpicas e uma economia de US$ 5 milhões. A grande aposta da companhia proporciona a prefeituras, governos e companhias de saneamento suporte completo na gestão de redes de água e esgoto.

O serviço de gerenciamento exclusivo da Amanco Wavin tem a premissa de promover a detecção antecipada de problemas na tubulação, buscando diminuir manutenções reativas. Para isso, ele conta com sistemas de alta tecnologia e IA – Inteligência Artificial, capazes de monitorar a duração do vazamento, calcular perdas estimadas, detectar ligações clandestinas, assim como mudanças de pressão e possibilidade de contaminação. Em crescente expansão, o Wavin Services já está presente em mais de 15 países, totalizando 85 mil quilômetros de redes monitoradas.

“O Wavin Services caminha em paralelo com nossos esforços de melhorar a vida ao redor do mundo e colaborar com as metas do Marco Regulatório. Para isso, oferecemos ao mercado soluções de saneamento que promovem verdadeiramente sustentabilidade ambiental, enquanto otimizam os serviços, reduzem perdas e possibilitam maior eficiência operacional”, ressalta Fabiana Castro, diretora de infraestrutura da Amanco Wavin.

Por se tratar de um conjunto de soluções, o Wavin Services atua em duas frentes para cobrir de ponta a ponta os problemas mais frequentes na gestão de redes de água e esgoto.

A primeira, chamada de WWNM - Wavin Water Network Management Services, opera diretamente no diagnóstico, proporcionando grande redução no percentual de recursos desperdiçados nas operações em que atua. No Brasil, por exemplo, estima-se que, do total de 6,5 bilhões de metros cúbicos de água distribuídos por ano, cerca de 40% se perdem, devido, principalmente, aos vazamentos de tubulações, segundo dados do Instituto Trata Brasil.

Para mudar esse cenário, o WWNM conta com uma tecnológica Central de Gerenciamento de Eventos, composta por softwares de última geração da desenvolvedora global TakaDu. Na central, uma equipe especializada de engenheiros atua no monitoramento de vazamentos, rompimentos, controle de pressão de água, telemetria e funcionamento irregular de equipamentos de rede hidráulica, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A segunda frente atua na manutenção dos ativos de redes de água, esgoto e drenagem, promovendo reparos com intervenções de mínimo impacto urbano, denominadas MND - Métodos Não Destrutivos. “Na maioria das cidades, encontramos redes antigas, com mais de 70 anos de vida, que precisam ser revitalizadas e reprojetadas para as condições climáticas futuras. Os serviços MND entram justamente para realizar essas manutenções, sem quebra-quebra nem impacto na população”, conta Fabiana.

Para isso, o serviço de reabilitação é executado, renovando a tubulação existente, com soluções estruturais, através de tecnologias diferenciadas, melhorando a capacidade hidráulica e estendendo a vida útil dos trechos selecionados. O método pode ser usado em qualquer tipo de tubulação em até 5 m. Tal metodologia oferece, além de reparos eficazes sem perturbar moradores da região, uma agilidade significativa no processo.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024