A Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal lançou edital de licitação para comprar os dois primeiros robôs a serem usados pela companhia para inspecionar os 8 mil quilômetros da rede de esgoto do Distrito Federal.

Os “robôs inspetores” contam com câmeras de vídeo para monitorar a rede. Por meio delas, eles identificarão situações anormais que estejam causando ou possam causar problemas ao pleno funcionamento da rede, como ligações clandestinas, acúmulo de lixo e vazamentos. Com as imagens captadas pelos robôs, a Caesb pode agir com maior rapidez e eficiência tanto na prevenção de danos, como vazamento, quanto nos serviços de reparos e desobstrução.

Atualmente, 92,31% dos imóveis residenciais, comerciais e industriais do DF estão ligados à rede de esgoto da Caesb; e 100% do esgoto captado é tratado pela companhia. “Os robôs inspetores vão reforçar o monitoramento, ajudando a melhorar os serviços de manutenção e o próprio funcionamento de todo sistema de captação e tratamento de esgoto”, ressaltou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.

A licitação será realizada na modalidade de pregão eletrônico no dia 3 de setembro, às 9h. Podem participar as empresas cadastradas até o dia do certame, quando as participantes apresentarão proposta de preço. Vence quem oferecer o menor preço. A vencedora prestará serviços pelo prazo de 365 dias após a assinatura do contrato. O cadastramento das empresas é feito apenas por meio do site https://www.gov.br/compras/pt-br.

Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)



Mais Notícias HYDRO



Com investimento de R$ 300 milhões, governo de Pernambuco vai instalar 43 estações compactas de tratamento de água

Com capacidade para tratar 2700 L/s, equipamentos vão beneficiar 1,2 milhão de pessoas.

09/09/2024


Cagece inicia acompanhamento remoto em tempo real das ETAs móveis

Antes do novo sistema, a Cagece realizava a consulta dos dados de forma manual.

10/09/2024


Senado autoriza Caesb a obter 50 milhões de euros de banco alemão para financiar projeto

Os recursos serão investidos em modernização de ETEs, geração de energia elétrica limpa e redução de perdas de água.

09/09/2024