A Vicunha lançou o seu terceiro Relatório de Sustentabilidade apresentando resultados alcançados em 2023. O documento destaca que a empresa economizou 227 milhões de litros de água, reutilizou 70% dos resíduos gerados, incluindo 9 mil toneladas de algodão reciclado, e reduziu em 11% o consumo de energia em suas operações. Além das conquistas ambientais, o relatório também inclui avanços sociais e de governança e planos e metas para o futuro.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 destaca o uso de algodão regenerativo, com a empresa ampliando globalmente a utilização dessa matéria-prima e estabelecendo a meta de aumentar em 15% a produção de tecidos com o insumo até 2025. Outro destaque é a conclusão da obra de infraestrutura VSA, em Pacajus, CE, que permite a produção de tecidos utilizando exclusivamente água de reúso, sem depender de mananciais. Com esse projeto pioneiro no país, a empresa passa a usar água gerada a partir de tratamento de esgoto doméstico da região, deixando de consumir recursos hídricos da natureza para a produção fabril.

Para 2024, a Vicunha planeja investir R$20 milhões em melhorias nas práticas de saúde, segurança e meio ambiente. E até 2030, a empresa pretende aumentar a eficiência no uso da água, eliminar a captação de água de mananciais no Ceará para a produção fabril e produzir 5 milhões de metros de tecidos por ano com algodão regenerativo.



Mais Notícias HYDRO



Com investimento de R$ 300 milhões, governo de Pernambuco vai instalar 43 estações compactas de tratamento de água

Com capacidade para tratar 2700 L/s, equipamentos vão beneficiar 1,2 milhão de pessoas.

09/09/2024


Cagece inicia acompanhamento remoto em tempo real das ETAs móveis

Antes do novo sistema, a Cagece realizava a consulta dos dados de forma manual.

10/09/2024


Senado autoriza Caesb a obter 50 milhões de euros de banco alemão para financiar projeto

Os recursos serão investidos em modernização de ETEs, geração de energia elétrica limpa e redução de perdas de água.

09/09/2024