A Rio+Saneamento passou a utilizar o lodo gerado na ETA – Estação de Tratamento de Água Rio das Ostras em Rio Dourado, RJ, como matéria-prima na fabricação de cerâmica para tijolos e telhas.
O lodo é o resíduo final gerado no processo de tratamento de água ou de esgoto e, até então, era descartado em aterro sanitário de uma cidade próxima, conforme previsto na legislação. De acordo com o coordenador de Operações da Rio+, Lucas Rachid, a iniciativa de incorporar esse lodo como matéria-prima na produção de cerâmica vem de uma proposta já trabalhada pelo Grupo Águas do Brasil, visando uma estrutura mais sustentável de saneamento e a economia circular.
A Rio+ iniciou as operações no município de Rio das Ostras em 2022 e, até agosto deste ano, o volume de lodo gerado da ETA foi de aproximadamente 2,6 toneladas.
“Estamos otimizando a estrutura e logística de processos para viabilizar melhor o transporte e a disposição do lodo gerado da ETA Rio Dourado. Esse projeto é muito importante para o trabalho em Rio das Ostras, pois não ocupamos o aterro sanitário, e temos uma perspectiva ambiental mais promissora com essas práticas, trazendo mais sustentabilidade na infraestrutura do saneamento”, ressaltou Rachid, informando que, em breve, a concessionária também contará com um projeto de compostagem, que utiliza o lodo gerado da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Mariléa.
Na primeira quinzena de agosto, uma equipe do setor de operações da Rio+Saneamento em Rio das Ostras visitou uma cerâmica no município de Tanguá, RJ, que vai seguir com o processo de fabricação dos tijolos.
“Iniciamos o preparo com um blend, que é uma mistura das matérias-primas que usamos para a fabricação dos tijolos e outros produtos. Nesse blend, utilizamos três tipos de argila e conseguimos incorporar de 10% a 20% do lodo que recebemos da concessionária em cada mistura. Essa é uma das taxas de volume de lodo mais altas que atingimos aqui. Daí temos o material pronto para toda a produção, com menor impacto ao meio ambiente”, finaliza Rodolfo Nunes, proprietário da fábrica.
Mais Notícias HYDRO
02/04/2025
Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.
02/04/2025
Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.
02/04/2025