A Dominus Química, de Jandaia do Sul, PR, que atua fabricação e comercialização de produtos e soluções químicas para tratamento de água, está com uma nova tecnologia de biorremediação para aplicação em tratamento de efluentes.

Desenvolvido pela Forbio, filial do grupo nacional Forus na Colômbia, também controlador da Dominus, a solução batizada de Biodomi é criada sob medida a partir da biota do próprio efluente a ser tratado, conforme explicou Luciana Vianna, do departamento comercial da Dominus, durante a 35ª Fenasan, na qual a empresa participou como expositora.

Segundo ela, a tecnologia envolve a coleta de amostra do efluente da estação, que passa por análise para identificar os microrganismos que mais degradam o poluente. “Aí devolvemos para aquela biota os que mais degradam”, disse. “Não alteramos nada, só reproduzimos a tecnologia (biológica) já existente na estação e fazemos com que ela seja saudável, mantendo os parâmetros de DBO e DQO”, completou.

Mas para que as bactérias funcionem de maneira adequada, consumindo a matéria-prima existente no efluente, o tratamento envolve a criação de um mecanismo para criar as condições adequadas. Para isso, foi criado um dosador especial, cujo sistema é dimensionado especificamente para a estação de tratamento, levando em conta a quantidade de equipamentos necessários e o volume de aplicação da solução com as bactérias.

Segundo Luciana, o dosador, exclusivo para o projeto, além de ter a capacidade correta para a tecnologia, com misturador e aplicador adequados, tem acompanhamento feito pela empresa por meio de análises física, química e biológica para saber de forma constante como está funcionando a biota do tratamento.

O Biodomi já está sendo utilizado em estação de tratamento da Coca-Cola Femsa na Colômbia e no Brasil passa por testes em várias estações de tratamento em companhias de saneamento. Para reproduzir as cepas utilizadas, a empresa utiliza os fermentadores da Forus em Bogotá, na Colômbia.

Apesar de os primeiros negócios serem em tratamento sanitário no Brasil, no norte do Paraná e que em breve serão concretizados, a próxima etapa é oferecer a tecnologia para indústrias.

A Dominus atua ainda em produtos para linha pet e de saúde animal, controle de pragas urbanas, além dos produtos químicos e biológicos para tratamento de água e efluentes.



Mais Notícias HYDRO




Projeto da Ambipar com a Anglo American promove circularidade e reúso de água no Porto do Açu

Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.

02/04/2025


Tigre anuncia nova tecnologia em 13 ETEs

Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.

02/04/2025