A Tous Química, de Içara, SC, especializada em soluções químicas para tratamento de água e efluentes e processos industriais, está lançando um produto para controle de odor em estações de tratamento de efluentes. Trata-se do Neu-Quest 50 ES, que foi apresentado ao mercado durante a participação da empresa na 35ª Fenasan, em São Paulo.

Apesar de ser indicada para qualquer tipo de demanda industrial ou de saneamento, a tecnologia, cuja aplicação é estruturada conforme a necessidade, tem encontrado maior uso em estações de tratamento que prestam serviços para efluentes de terceiros, conforme explicou o gerente técnico da Tous, Eduardo de Bem.

Segundo ele, essas estações, por receberem efluentes de todos os tipos, de vários segmentos industriais e com contaminantes diferentes, são mais propensas a gerar odores. “E muitas estão em locais próximos de residências, o que agrava a situação”, disse. Com a solicitação para resolver o problema, os técnicos da empresa identificam os pontos de geração de odor para fazer a aplicação.

Com base em polímeros orgânicos e extratos essenciais, o Neu-Quest tem a capacidade de sequestrar o odor, removendo por exemplo sulfetos e fósforo, e ainda traz para a estação um odor agradável. Sua aplicação pode ser diluída ou pura no sistema, na forma aspirada ou dosado diretamente no efluente.

“Ele pode ser aplicado na entrada do efluente, no filtro-prensa ou na centrífuga, ou seja, em qualquer fase do processo. Tudo depende da análise que vamos fazer no cliente para localizar qual é o ponto de geração do odor, que pode não ser no efluente, mas sim no lodo da estação”, afirmou.

A recomendação da empresa é que o antiodor seja aplicado em concentrações que variam de 20 a 200 ppm. No início da operação, porém, a indicação é que seja dosado em todos os tanques do ciclo do efluente para neutralizar os odores já gerados no sistema. Ele pode ainda ser utilizado em conjunto com polímero catiônico no deságue do lodo, após a dissolução do polímero, com percentual entre 0,05% e 0,15% sobre o volume da solução. Isso potencializa a ação do polímero nos equipamentos de desaguamento de lodo.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024