A  Amanco Wavin, marca comercial da Orbia e um dos maiores fabricantes mundiais de tubos e conexões, está confiante no mercado de saneamento no Brasil. “Há muitos anos enxergamos um grande futuro para o segmento de infraestrutura, então temos feito muitos investimentos para ajudarmos a melhorar os índices do Brasil no acesso à água potável e na coleta e tratamento de esgotos”, afirmou Sergio Costa, presidente da Amanco Wavin, durante a Fenasan.

Segundo Costa, a contribuição da Amanco não se limita ao fornecimento de tubos e conexões, produzidos em suas seis fábricas no Brasil, segmento pelo qual a empresa é tradicionalmente conhecida, mas também inclui novas soluções e serviços para o mercado. Em 2021, a empresa lançou a Amanco Wavin Serviços, que vem crescendo com base em novas tecnologias. Um exemplo é o MND - Métodos Não Destrutivos para revitalização das tubulações de água e esgoto com mínima intervenção, evitando grandes escavações e permitindo a continuidade das atividades diárias dos moradores sem grandes interrupções.

Um exemplo recente dessa tecnologia está em uma obra em andamento em São Paulo, em parceria com a Almeida Sapata Engenharia e Construção. A região, que enfrenta problemas como alagamentos durante épocas de chuvas e redes de saneamento envelhecidas, está recebendo a solução MND com Spiral Wound (SPR). Exclusiva da Amanco Wavin no Brasil, esta tecnologia está sendo utilizada pela primeira vez no país e é indicada para a recuperação de redes de esgoto e águas pluviais. A técnica reveste a tubulação original com camadas espiraladas de perfis de PVC com alma de aço, aplicável a tubos com diâmetros de 200 a 5500 mm, sem a necessidade de escavação de valas no asfalto.

“Este projeto representa um avanço significativo na forma como as obras de infraestrutura são conduzidas no Brasil. A iniciativa no Jardim São Luís não só melhora a infraestrutura existente, mas também serve como um exemplo brilhante de como a inovação pode transformar a vida urbana, oferecendo soluções eficientes e menos invasivas”, destacou Costa. A implementação de soluções avançadas para controle das águas pluviais ajudará a prevenir alagamentos, especialmente durante períodos de chuvas intensas, e a melhorar a drenagem na área.

Outra vertente é o Serviço de Gestão de Redes de Água e Esgoto (WWNM), que conta com uma Central de Gerenciamento de Eventos, composta por softwares de última geração. Na central, uma equipe especializada de engenheiros monitora vazamentos, rompimentos, controle de pressão de água, telemetria e funcionamento irregular de equipamentos de rede hidráulica, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Lançado em 2021, o Amanco Wavin Serviços já economizou 29,22 milhões de m³ de água em operações na América Latina, o equivalente a 9 mil piscinas olímpicas. Ele oferece suporte completo na gestão de redes de água e esgoto para prefeituras, governos e companhias de saneamento, utilizando sistemas de alta tecnologia e inteligência artificial. “Nossa tecnologia de software com inteligência artificial também pode complementar outras atividades que as empresas de saneamento buscam para reduzir as perdas de água”, acrescentou o presidente.



Mais Notícias HYDRO



Rotária apresenta wetland para tratamento de lodo

Soluçaõ atende desde condomínios residenciais e industriais até municípios.

19/11/2024


Iniciativa privada prevê investimentos de R$ 72,4 bilhões no saneamento em 2025

Executivos que estiveram no Encontro Nacional das Águas estão otimistas.

19/11/2024


Polímeros superabsorventes trazem eficiência hídrica na agricultura

Inovação da Hydroplan – EB captura água disponível e libera de maneira controlada.

18/11/2024