Com início de operação aprovado pelo Conder - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, a Casan, de Santa Catarina, começou no dia 5 de novembro testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo que está sendo finalizada no município de Descanso, na região oeste.
Uma família foi a primeira a receber a equipe da companhia para coleta do lodo, que foi encaminhado para tratamento na unidade. Esta semana 20 residências terão o lodo coletado e enviado para depuração. Neste primeiro momento, a coleta com caminhão limpa-fossa e o tratamento na Unidade de Gerenciamento de Lodo serão oferecidos sem custo, em uma etapa-piloto do Programa Esgotamento Sobre Rodas.
O Esgotamento Sobre Rodas é desenvolvido em uma parceria entre o Governo de Santa Catarina, Casan e prefeitura com o objetivo de ampliar o tratamento adequado de esgoto, garantindo mais saúde pública, qualidade de vida, conservação da água e do ambiente.
O objetivo é inovar com um modelo de serviço que dispensa o assentamento de redes coletoras, a construção de elevatórias e de grandes ETES - estações de tratamento de Esgoto, infraestrutura de alto custo de implantação.
No caso de Descanso, a inovação está também na tecnologia de tratamento, com uso de wetlands construídos, que utilizam plantas e uma estrutura de areia e brita em camadas para depurar o lodo.
O Programa Esgotamento Sobre Rodas leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a Casan opera. Entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes ETEs.
Mais Notícias HYDRO
02/04/2025
Iniciativa prevê o fornecimento de até 1000 m³/h de água em sua fase final.
02/04/2025
Estações de tratamento serão instaladas em seis estados.
02/04/2025