A Figure, desenvolvedora de robôs humanóides sediada na Califórnia, anunciou a realização de testes com seus produtos em uma unidade norte-americana da montadora BMW, em Spartanburg, Carolina do Sul. Os robôs modelo F02 foram testados na inserção de peças metálicas estampadas em células para montagem da carroceria dos automóveis.
Pesando 70 quilos, com capacidade de carga de 20 quilos, autonomia de cinco horas e velocidade de 1,2 m/s, o modelo F02 é capaz de completar de forma autônoma inúmeras tarefas humanas, com coordenação de ambas as mãos.
Ele pode posicionar peças complexas com precisão milimétrica e mover-se dinamicamente, sendo ainda dotado de inteligência artificial (IA) e capacidade de aprender à medida que executa tarefas. Abrir portas, usar ferramentas, subir escadas e manipular itens são algumas das habilidades do autômato.
Uma demonstração do teste feito na BMW pode ser observada no vídeo a seguir:
A parceira da Figure no fornecimento de IA para os robôs humanoides é a OpenAI. As empresas firmaram uma colaboração para desenvolver modelos de IA avançados especificamente para os robôs, visando capacitá-los a conversar em tempo real e trabalhar ao lado de humanos de forma mais eficiente.
Outra parceira e investidora do projeto é a NVIDIA, que fornece uma plataforma abrangente de IA para várias empresas de robôs humanoides.
Desenvolvimento e atuação em fábrica chinesa
A fabricante chinesa de automóveis chinês GAC Group, também divulgou no final de 2024 a terceira geração de seu robô humanóide Gomate. O plano do grupo GAC é testá-lo em suas próprias fábricas antes que ele entre em pequena escala de produção, prevista para começar em 2026.
O Gomate se move de forma flexível sobre quatro ou duas rodas, adaptando-se a diferentes ambientes. Possui bateria de estado sólido, que lhe confere autonomia de seis horas de trabalho.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem e vídeo: Figure
Leia também:
#FigureIA
#FigureF02
Mais Notícias MM
A Mitsubishi Electric desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial que identifica anomalias na usinagem e propõe estratégias para evitá-las.
09/12/2024
Pequenas e médias empresas, inclusive do setor de usinagem, que trocam informações sobre a produção de maneira intensiva, devem estar atentas ao risco de ataques cibernéticos, os quais podem comprometer suas rotinas e resultados. Os antivírus são apenas uma parte da equação de segurança que envolve diversas outras ações.
06/12/2024
Nova versão de software para modelamento 3D de peças que serão fabricadas por usinagem chega com recursos atualizados e já está disponível para comercialização.
26/11/2024