A Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Engenharia de Fabricação e Máquinas-ferramentas (IFW) da Universidade Leibniz (Hannover, Alemanha), está desenvolvendo uma ferramenta de desbaste e brunimento sensorial, em conjunto com a empresa Ecoroll AG Werkzeugtechnik, no âmbito do projeto “SenSGlatt”. A ferramenta se destina à produção de cilindros de atuação pneumáticos ou hidráulicos, um componente padrão da engenharia mecânica, cuja fabricação requer tubos de dimensões altamente precisas e com alta qualidade superficial.
Com base na detecção de diâmetro e na medição da força do rolamento, está sendo implementado o controle da qualidade baseado em dados de processo ao longo de toda a profundidade do furo a ser executado, bem como o monitoramento baseado na força aplicada nas operações.
Visão geral dos subsistemas planejados no projeto “SenSGlatt” .
De acordo com informações do IFW, no processo combinado de desbaste e brunimento, o diâmetro interno do tubo é primeiro desbastado com uma ferramenta contrarrotativa, o que produz uma superfície com rugosidade pronunciada, na faixa de Rz 4 a 6 micra. Para atingir os valores de rugosidade desejados para atuação pneumática ou hidráulica, na faixa de Rz < 1 micra, a superfície do furo desbastado é reusinada, ao mesmo tempo em que se endurece a superfície.
No entanto, a combinação dessas operações resulta em tempo ocioso, tendo em vista a configuração complexa do processo, que atualmente é feito manualmente e com base na experiência. A pesquisa do IFW, que tem como foco o controle baseado em dados de produção, visa justamente reduzir esses tempos de inatividade que encarecem o processo e o produto final.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: IFW Hannover
Leia também:
Mais Notícias MM
A FARO Technologies lançou uma nova versão de digitalizador portátil, recomendado para tarefas ligadas à metrologia. Uma das novas funcionalidades é o escaneamento de furos profundos.
26/03/2025
A empresa vai comercializar no Brasil quatro modelos de mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas que são recomendadas para usinagem de materiais metálicos duros e frágeis. As mesas têm capacidade de operar totalmente submersas em água ou óleo e apresentam precisão superior em relação às mesas convencionais.
10/03/2025
Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.
10/03/2025