A implementação de sistemas de inteligência artificial (IA) em processos do cotidiano de parques industriais consta entre os interesses de empresas do ramo de plásticos em se aproximar do conceito de indústria 4.0.

 

Ações nesse sentido estão mostrando um caminho de possibilidades para quem pretende modernizar o seu chão de fábrica, como é o caso de um novo programa de desenvolvimento em inteligência artificial, que tem seu foco direcionado para o ramo industrial, criado por entidades brasileiras que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento.

 

Trata-se da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial lançada a partir de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Esse programa tem como uma de suas premissas o direcionamento de recursos a empresas e instituições ligadas à indústria.

 

Em um primeiro momento a rede será composta por 17 unidades da Embrapii pelas quais serão realizadas consultorias sobre temas como, por exemplo, Machine Learning (ou “aprendizado de máquina”, em tradução livre), Internet das Coisas (IoT), Big data, Analytics (ou sistemas de “inteligência analítica”), infraestrutura, entre outros.

 

Segundo informações das entidades responsáveis pela iniciativa, os recursos são provenientes da Lei de Informática e do Programa Rota 2030, as quais também declararam à imprensa que a expectativa é promover investimentos na casa dos R$ 140 milhões por meio da nova rede.
 

Algumas informações sobre as modalidades de fomento podem ser conferidas a seguir.

 

 

 

 

 


Ainda em declaração à imprensa, as partes envolvidas informaram que esses projetos receberão o apoio de serviços de assessoria e consultoria, qualificada em inovação, conforme autorizado pelo Decreto 5.906/2006, que define o escopo de atividades de P&D em que os recursos podem ser utilizados.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Conheça também as novidades em impressão 3D que poderão contribuir para a modernização da indústria de plásticos e de sua cadeia produtiva.


 

Foto: Freepik

 

Conteúdo relacionado:

Plataforma gratuita de IoT industrial

Customização de computadores industriais


 

#Embrapii #MCTI #IoT #Indústria40 #Plásticos



Mais Notícias MM



Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Máquina para soldagem a laser de plásticos é lançamento da Emerson

Equipamento proporciona soldagem livre de vibrações e é indicado para a união de peças plásticas com formato complexo para a área médico-hospitalar, indústria automotiva e de eletrodomésticos, entre outras.

04/06/2024


Nova geração de robôs industriais da Comau chega ao mercado

A Comau passou a comercializar robôs indicados para a soldagem de plásticos e um sistema desenvolvido para a manipulação de peças.

27/05/2024