Em parceria com a Dalca Brasil, desenvolvedora de soluções robóticas de Bento Gonçalves (RS), a fabricante de rolamentos NTN Driveshaft, de Guarulhos (SP), desenvolveu uma solução para o gargalo na usinagem de chanfros. Com a integração de novos projetos, o processo de fabricação já não estava atendendo à demanda e o coordenador de Engenharia de Processos Diego Brasílio Rocha procurou a empresa gaúcha para ajudar a resolver este problema. Com a robotização, a NTN não apenas reduziu o tempo para as peças serem produzidas como aumentou a taxa de produtividade. 

“No nosso processo antigo de usinagem, tínhamos um tempo de ciclo em 35 segundos, com uma taxa de produtividade de 81%. Com a robotização, passamos a ter tempo de ciclo de 20 segundos e produtividade de 96%”, compara Rocha. Os bons resultados alcançados também levaram, segundo ele, a um maior interesse, por parte dos colaboradores, na capacitação para atuar junto aos robôs na produção.

CEO da Dalca, Bruno Dal Fré lembra que o projeto foi desafiador porque apresentou toda uma mudança de conceito, no qual o robô substituiu uma máquina de usinagem. "Além disso, através de um sistema de visão artificial, o robô faz automaticamente a operação de carga e descarga que, no caso da máquina, seria feita por um operador", conta. O equipamento opera sem necessidade de setup, simplesmente escolhendo a receita desejada. "O sistema atingiu os parâmetros de precisão e velocidade estabelecidos".

Crédito foto: Bruno Dal Fré



Mais Notícias MM



Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024


Usinagem multieixos a laser

A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.

28/10/2024


Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024