Em estudo feito na Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, pesquisadores anunciam a transformação de pó de carvão em nanografite, substância normalmente usada como lubrificante e em itens que vão de extintores de incêndio a baterias de lítio. De acordo com os cientistas, o experimento foi realizado em um forno micro-ondas num intervalo de apenas 15 minutos, em um método simples e barato de conversão de materiais.
O estudo foi motivado por pesquisas anteriores que revelaram a possibilidade do uso deste tipo de forno para reduzir a umidade e remover enxofre e outros minerais do carvão após tratamento químico prévio. No entanto, o único tratamento prévio realizado foi a moagem do carvão. O material decorrente foi colocado em folhas de cobre e lacrado em recipientes de vidro junto a uma mistura gasosa de argônio e hidrogênio até ir ao micro-ondas.
O processo levou à geração, em poucos segundos, de uma temperatura interna do forno altíssima, estimada em quase mil graus Celsius (1.800 graus Fahrenheit), resultando na transformação desejada. Na visão dos pesquisadores, este experimento pode ser aprimorado e estabelecido em larga escala no intuito de elevar tanto a qualidade quanto a quantidade de nanografite no mercado internacional.
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024