O corte e a usinagem de furos eram tarefas executadas manualmente pelos funcionários da fabricante Weholite (Reino Unido), uma das principais produtoras de tubulações plásticas de grandes diâmetros. Para realizar esse processo, feito em polietileno de alta densidade (PEAD), os operadores eram submetidos a vibrações acima do nível permitido. Com a recente integração de robôs ao ciclo de produção de sua fábrica, a empresa resolveu este problema e atestou uma redução de 25% em relação ao valor recomendado.

Além da questão de segurança, a fabricante também divulgou que a adição dos robôs – fabricados pela Kuka e programados com o software Robotmaster – levou a uma redução de 40% na etapa de pré-fabricação, resultando em maior produtividade no processo. Um vídeo ilustrando a aplicação foi publicado na página da Robotmaster no LinkedIn. Ele pode ser visto clicando aqui.

Nova versão

A versão 7.3 do Robotmaster, lançado pela Hypertherm, também inclui suporte para impressoras 3D. Assim como pode auxiliar os processos executados pelos robôs da marca Kuka, o software também inclui suporte para os arquivos CAD mais recentes,  plug-ins para CATIA, SolidWorks e Siemens, entre outros.



Mais Notícias MM



FARO lança digitalizador que pode ser usado no escaneamento de furos profundos

A FARO Technologies lançou uma nova versão de digitalizador portátil, recomendado para tarefas ligadas à metrologia. Uma das novas funcionalidades é o escaneamento de furos profundos.

26/03/2025


Mais produtividade para as operações de desbaste e brunimento

Pesquisadores de engenharia mecânica de Hannover estão desenvolvendo uma ferramenta de controle do processo combinado de desbaste e brunimento, visando tornar mais eficiente e produtiva a fabricação de cilindros para sistemas pneumáticos e hidráulicos.

20/03/2025


Mectrol Hiwin lança mesas rotativas para usinagem de precisão

A empresa vai comercializar no Brasil quatro modelos de mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas que são recomendadas para usinagem de materiais metálicos duros e frágeis. As mesas têm capacidade de operar totalmente submersas em água ou óleo e apresentam precisão superior em relação às mesas convencionais.

10/03/2025