Novidade no mercado de robótica: a multinacional italiana Comau, especializada em soluções de automação industrial, anunciou recentemente o lançamento nacional do protocolo Next Generation Programming Platform. Por meio dele, foi implementado o padrão de comunicação URDI –  Interface Uniforme de Dados Robóticos (do inglês Uniform Robotics Data Interface) – que integra a família completa de robôs da Comau com a biblioteca Siemens Simatic. Com essa integração, segundo as empresas, há uma redução efetiva de custos e tempo de implementação, uma vez que não se fazem necessárias competências específicas em programação de robôs.

Segundo a fabricante, desse modo, as empresas podem evitar uma “curva desafiadora de aprendizagem”, que envolveria a aquisição de conhecimentos de programação de robôs. A automação industrial seria facilitada para os clientes já familiarizados com o uso dos CLPs da Siemens e que desejem iniciar a utilização de robôs articulados: isso resultaria em uma redução de 30% no tempo de programação e 40% no tempo de integração. 

A Comau afirma que o sistema pode atuar nos mais variados setores industriais, em processos como manuseio, manipulação, paletização e logística, entre outros. Além disso, permite a programação virtual, em uma única operação, dos robôs com o controlador de PLC da Siemens: com isso, é possível aperfeiçoar a sequência de programação, fazer o download do programa no local e executar o robôs de maneira imediata. 

#automacaoindustrial: #robotica #robô #industria #comau #siemens #programação 

 



Mais Notícias MM



Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024


HORSE vai fornecer os motores dos carros da Lecar

Montadora brasileira vai consumir anualmente 12.000 motores híbridos fabricados na planta da HORSE em Curitiba (PR).

30/09/2024


Tsunami de produtos chineses preocupa a Coalizão Indústria

Grupo que representa 13 setores industriais alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.

30/09/2024