A espanhola Ayma desenvolveu uma pastilha para fresamento com uma geometria que lhe confere oito arestas de corte (foto ao lado), sendo por isso indicada para o trabalho com materiais difíceis de usinar, como os dos grupos ISO-M e ISO-S.

 

Os materiais do grupo M são os aços inoxidáveis contendo cromo, níquel e molibdênio, ligas que aumentam a sua resistência à corrosão, porém reduzem a usinabilidade.

 

Já os do grupo S são as superligas com resistência a altas temperaturas e ligas de titânio, normalmente escolhidas em razão de boa relação resistência/peso, mas que também são difíceis de usinar.

 

Diante das recomendações especiais para o trabalho com esses materiais, as quais incluem o equilíbrio de parâmetros como avanço, velocidade e profundidade de corte, assim como condições especiais de refrigeração, a Ayma trabalhou em um projeto de ferramenta para fresar que privilegia o maior número de arestas de corte e o sistema de fixação para que se apliquem as forças necessárias sem risco de quebra e com segurança anti-rotação, de forma a obter uma usinagem estável e segura.

 

As arestas de corte com desenho helicoidal e a configuração do quebra-cavacos são outros aspectos que favorecem o desempenho da ferramenta. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marketing@ayma.es



 

Leia também:

 

Centro de usinagem e robô integram pacote de produtos

 

Linha de tornos tem modelos multi e monofuso automáticos


 

#Ayma #pastilhaparafresamento



Mais Notícias MM



Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024


Usinagem multieixos a laser

A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.

28/10/2024


Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024