A Associação para Soluções na Indústria de Manufatura (Manufacturing Enterprise Solutions Association, MESA), uma instituição norte-americana voltada para a difusão de conhecimento sobre tecnologia da informação aplicada aos processos de produção, lançou um modelo de estrutura para implantação de projetos de manufatura inteligente (A Framework for Smarter Manufacturing) passível de implementação nas empresas de usinagem.
Os modelos MESA têm sido usados por acadêmicos e por profissionais da indústria para categorizar e definir o que acontece em empresas de manufatura. A instituição lançou vários modelos ao longo dos anos, os quais têm sido referenciados em trabalhos acadêmicos, livros didáticos até propostas comerciais.
O novo modelo pretende ajudar a definir o cenário atual e futuro dos processos inteligentes no ambiente de produção (indústria 4.0), levando em conta conceitos que sempre fizeram parte das rotinas de fabricação, mas analisando como esses mesmos conceitos se tornam “inteligentes” quando vistos sob a ótica da tecnologia da informação.
O modelo analisa conceitos como ciclo de vida (produção, ativo de produção, produtos, cadeia de suprimentos, colaboradores etc), ciclo de vida cruzado (envolvendo aspectos como qualidade, conformidade, energia e segurança) e também a habilitação de tecnologias como Internet industrial das Coisas (iIoT), big data, computação em nuvem, blockchain, manufatura aditiva e tecnologia wireless, como apontado no gráfico ao lado, cuja dinâmica pode ser aplicada à obtenção de resultados específicos.
A MESA pretende lançar uma versão interativa deste modelo, que está sendo construído com a colaboração de associados. Inscrições para compor os comitês de desenvolvimento da instituição podem ser feitas aqui. Entre as empresas patrocinadoras da instituição estão a Rockwell Automation e a Siemens.
Leia também:
Encontro sobre indústria 4.0 acontece em maio
Aprendizagem de máquina pode reduzir o índice de refugo de peças usinadas
#MESA #manufaturainteligente
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024