Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa norte-americano Research and Markets avaliou o mercado de tecnologias ligadas aos processos de manufatura inteligente em US$ 88,7 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 228,2 bilhões até 2027, apresentando um crescimento de 18,5% entre 2022 e 2027.
Os produtos e serviços relacionados a este mercado são impulsionados principalmente pela adoção das tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, com ênfase na automação induistrial e na demanda crescente por produtos de tecnologia da informação aplicada ao ambiente industrial.
Entre as conclusões do estudo está o crescimento do mercado associado à criação de gêmeos digitais. A empresa cita, por exemplo, que a a Dassault Systems (França) introduziu um
conceito de gêmeo digital que permite que as equipes de projeto e engenharia visualizem e analisem produtos ou sistemas virtualmente e forneçam insights semelhantes a comportamentos físicos, incluindo fenômenos como estresse e vibração, bem como comportamentos associados a software e sistemas de controle .
Ao analisar mercados potenciais, a pesquisa apurou que a indústria automotiva domina o mercado de fabricação inteligente e deve crescer a uma taxa de 29,1% durante o período de previsão devido às mudanças nas preferências dos consumidores e ao esforço por mais eficiência em seus processos. Já o recorte por região destaca a participação da Ásia-Pacífico (APAC) como sendo a que terá maior aumentoi de demanda por produtos ligados à manufatura inteligente.
O apoio governamental em vários países da APAC para impulsionar a industrialização foi apontado como um dos fatores que impulsionarão a demanda por manufatura inteligente nos próximos anos, com a menção de iniciativas oficiais como o “Made in China 2025” da China, “Industrial Value Chain Initiative (IVI)” do Japão, “The Manufacturing Innovation Strategy 3.0 (Strategy 3.0)” da Coreia do Sul e “Samarth Udyog Bharat 4.0” da Índia.
No relatório de 320 páginas, o mercado de manufatura inteligente foi segmentado com base em tecnologia da informação, tecnologias habilitadoras, tipo de indústria e região. O estudo completo pode ser adquirido aqui.
Foto: Research and Markets
Leia também:
Aprendizagem de máquina pode reduzir o índice de refugo de peças usinadas
Plataforma digital para gerenciamento da usinagem
#SmartManufacturing #Manufaturainteligente
Mais Notícias MM
Nova versão de software para modelamento 3D de peças que serão fabricadas por usinagem chega com recursos atualizados e já está disponível para comercialização.
26/11/2024
Nova linha de pastilhas da Seco incorpora recurso que reduz o tamanho dos cavacos e proporciona mais estabilidade ao processo de fresamento.
29/11/2024
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024