A Escola Senai Roberto Simonsen, em São Paulo (SP), passou a dispor de novos equipamentos para as atividades práticas dos seus 380 estudantes dos cursos de usinagem, com a realização de uma parceria entre a multinacional suíça Tornos (Campinas, SP) e a instituição de ensino.
O acordo consistiu na instalação do torno CNC Swiss DT26 HP para as aulas práticas da escola, além do treinamento dos instrutores que atuam na formação dos alunos, realizado no showroom da Tornos, na cidade de Campinas. "Esta parceria faz parte de um dos nossos objetivos para com a indústria brasileira. Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para toda a tecnologia que está a caminho”, explicou Naiane Nunes, diretora de operações na América do Norte e Brasil. A máquina é recomendada para a execução de trabalhos de furação.
Aulas práticas
O maquinário será utilizado pelos alunos do terceiro e quarto semestres dos cursos de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem, Técnico em Mecânica e em Mecatrônica, e também na Formação Inicial e Continuada - preparação, programação e operação de torno CNC com cabeçote móvel. "Um grande diferencial do Senai é o aprender fazendo, e sendo assim, acredito que as aulas práticas são de extrema importância para que o aluno saia capacitado e seguro para o mercado de trabalho", comentou Rodrigo Barbalho Santos, instrutor de Formação Profissional e professor nos cursos Técnico em Mecânica e de Formação Inicial e Continuada.
Com aulas dinâmicas, o professor propõe um desafio para turma, para que eles montem em um software e depois executem no equipamento a tarefa proposta. "Foi muito interessante ver como o equipamento atende a produção de peças torneadas longas, com diâmetro de 13 mm até 25,4mm, o que proporciona melhorias de produção devido ao movimento mecânico em cinco eixos e dois C lineares”, comentou Maíra Santos Portela, aluna do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica. A estudante também é graduanda em engenharia de produção, formada em Tecnologia em Mecânica, Técnico em Mecatrônica e CAI de Mecânica de Manutenção.
Fotos:Senai/Tornos
Leia também:
Capacitação para as ferramentarias brasileiras
#Senai
#Tornos
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024