A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou o documento “Prática Recomendada 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”.
Este documento consiste em uma norma técnica que tem como premissa alinhar conceitos da governança ambiental, social e corporativa (do termo em inglês Environmental, social, and corporate governance – ESG), trazendo orientações para a sua instauração no dia a dia da indústria de manufatura, o que abrange, por exemplo, empresas do setor de usinagem, ferramentarias e centros de serviços.
O documento, cuja elaboração foi liderada pela ABNT – Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) – na Organização Internacional de Normalização (ISO), reúne informações sobre os critérios para a implementação das práticas, bem como aborda a relevância da execução de cada etapa do processo, incluindo políticas alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, economia circular, entre outros.
Foi informado à imprensa que a nova norma é recomendada para diversos tipos de empresas, instituições e/ou organizações, independentemente se têm atuação nos setores público ou privado. Mario William Esper, presidente da ABNT, comentou mais sobre este assunto: “é um guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa, em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”.
Também foi informado que os interessados no documento poderão saber mais pelo link https://www.abntcatalogo.com.br.
Mais informações podem ser obtidas no site da ABNT.
Imagem: Freepik
Confira mais notícias:
Acordo em prol da digitalização da indústria
Tecnologia e novidades para usinagem em feira internacional
#ABNT #ESG #Usinagem #MM
Mais Notícias MM
A fabricante de pastilhas de metal duro estabeleceu uma parceria com a instituição de ensino técnico no Estado de São Paulo que vai promover a coleta e reciclagem de resíduos de metal duro nas escolas da rede.
25/11/2024
O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes usinados, tubulações e serviços de caldeiraria.
27/11/2024
A consultoria norte-americana McKinsey elaborou um estudo que relaciona a transição energética à mudança do perfil da demanda por materiais metálicos.
14/10/2024