Adalberto Rezende, da redação
Uma série de cursos nos quais serão abordados temas relacionados à usinagem, tais como fresamento, torneamento, eletroerosão, simulação de processos, programação de máquinas, softwares, entre outros, terá início este mês. Trata-se de treinamentos que serão ministrados presencialmente em diferentes unidades do Senai, e também de cursos on-line sobre fabricação de peças e componentes por usinagem que são comercializados por meio da plataforma digital Leveduca. Saiba como participar dos cursos a seguir.
Está programado para o dia 27 de fevereiro de 2023 o início do curso “Operador de máquinas de usinagem convencionais”, que terá formato presencial e será realizado pelo Senai Almirante Tamandaré (São Bernardo do Campo, SP). A grade curricular do treinamento, segundo informações divulgadas pela instituição, será centrada em operações realizadas em máquinas de usinagem, e abrangerá a leitura e interpretação de desenho mecânico, bem como assuntos relacionados ao setor de tecnologia mecânica. Ainda de acordo com a entidade, o término do curso está previsto para 15 de maio.
De 28 de março a 23 de maio de 2023, está programado para acontecer o curso “Programador CAM para centro de usinagem e torno CNC”, que será realizado presencialmente no Senai Roberto Simonsen (São Paulo, SP). Alguns dos temas que serão abordados são configuração de software; edição e conversão de arquivos digitais de desenhos em 2D e 3D; configuração de matérias-primas; otimização e simulação de usinagem.
Outros cursos em formato presencial também estão sendo promovidos pela instituição, tais como “Operador de máquinas de usinagem convencionais”, com início previsto para 3 de abril e término em 23 de junho deste ano, “Torneiro mecânico”, que será realizado de 24 de abril a 12 de julho, e “Programação e operação de eletroerosão a fio”, que terá início em 27 de junho e encerramento em 21 de novembro de 2023. Esses cursos, cada qual com sua programação, abordarão temas como, por exemplo, tecnologias e softwares voltados para trabalhos de eletroerosão a fio, tabelas de segurança, bem como leitura e interpretação de desenho mecânico, além de outros temas.
Já no dia 12 de junho, o Senai Manuel Garcia Filho (Diadema, SP) dará início ao curso “Operador de máquinas de usinagem convencionais”, que terá formato presencial. Segundo informações divulgadas pela instituição, o curso terá grade curricular semelhante à dos treinamentos homônimos que serão ministrados na rede Senai, mencionados anteriormente. O encerramento deste curso, que terá duração de aproximadamente 220 horas, está previsto para 28 de setembro de 2023.
Usinagem em cursos on-line
Para quem procura treinamento em formato digital para o setor de usinagem, estão disponíveis para comercialização os cursos “Processos de usinagem” e “Processos de fabricação e usinagem” na plataforma Cursando Técnico, que integra o hub da Leveduca (Poços de Caldas, MG).
A programação dos cursos é composta por aulas sobre tecnologia de usinagem, equipamentos para torneamento mecânico, fresamento, manufatura assistida por computadores e equipamentos CNC, programação CAD/CAM, entre outros temas.
De acordo com informações da instituição que gerencia a plataforma, também farão parte do segundo curso on-line mencionado acima aulas sobre processos que podem ser usados de forma complementar à usinagem, tais como soldagem, metalurgia do pó, conformação de metais e fundição. A duração dos cursos é de 13 e 22 horas, respectivamente. Também será fornecido certificado de conclusão.
Mais informações podem ser obtidas no site das unidades Senai e pela plataforma Leveduca.
Imagens: Freepik
Leia também:
Análise de dureza de fios de Ni-Ti com memória de forma e laminados a frio
#Senai #Leveduca #Capacitação #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
Curso on-line acontece na próxima sexta-feira e vai tratar da gestão dos processos produtivos.
10/03/2025
A GROB vai realizar treinamento de operação de máquinas-ferramentas e manutenção mecânica e eletrônica em sua fábrica no Grande ABC.
24/02/2025
Inscrições abertas para o Industry4Her, um programa conduzido pela VDI e a Accenture, que promovem a participação de mulheres na indústria com foco na especialização em tecnologias associadas à indústria 4.0.
30/01/2025