Uma parceria formada entre o Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil) e diversas instituições ligadas à indústria de manufatura levou à criação do Guia de Manutenção Preditiva (GMP), um caderno que tem formato digital e que está disponível para download gratuito.
O conteúdo apresentado no guia está distribuído em sete capítulos, nos quais são abordados desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas e treinamento para o desenvolvimento de trabalhos de manutenção – assuntos que fazem parte da rotina de empresas do setor de usinagem como, por exemplo, ferramentarias –, até alguns estudos de caso, que são tratados na última parte da publicação.
No capítulo 1, intitulado “A manutenção preditiva e sua importância”, o leitor vai se deparar com tópicos sobre a manutenção preditiva no chão de fábrica e níveis de maturidade da manutenção, além de tecnologias facilitadoras, fatores críticos, entre outros temas.
Denominado “Processo de implementação de manutenção preditiva”, o terceiro capítulo aborda a construção de modelos de manutenção, incluindo tópicos sobre a classificação e definição de ativos e processos a serem supervisionados, assim como o levantamento do histórico de manutenções realizadas em parques fabris. Esta parte também trata de parâmetros que devem ser usados, da avaliação de tecnologias aplicáveis e da otimização de algoritmos visando ao monitoramento de processos de forma contínua.
O quarto capítulo aborda a coleta e o processamento de dados, abrangendo também o fluxo de informações junto aos processos produtivos, formas de obtenção de dados provenientes de plantas industriais, conectividade e comunicação entre departamentos, e cibersegurança. Já o capítulo seguinte tem como tema central o processo de predição de falhas, no qual há discussões sobre os desafios da implementação de sistemas alinhados com os conceitos de aprendizagem de máquina (Machine Learning).
A última parte do guia, composta pelos capítulos 6 e 7, trata, respectivamente, de treinamento para o desenvolvimento de trabalhos fundamentados na manutenção preditiva e de estudos de caso. Um deles diz respeito à implementação de uma plataforma de gestão inteligente da manutenção industrial, ao passo que são abordados os desafios e os objetivos desse e de outros trabalhos.
O guia tem 95 páginas e pode ser baixado gratuitamente pelo site do C4IR Brasil.
Imagem: C4IR Brasil/Divulgação.
Leia também:
Fresadora vai operar por comando de voz
Laboratório de cibersegurança industrial foi inaugurado na capital paulista
Previsão de fraturas dúcteis em simulações computacionais da conformação mecânica
#C4IRBrasil #GuiadeManutençãoPreditiva #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024
Trumpf e SiMa.ai anunciaram o início de uma parceria estratégica para desenvolver sistemas a laser com inteligência artificial.
05/08/2024