Seguem abertas as inscrições para companhias do setor de usinagem que pretendem contar com consultoria gratuita sobre eficiência energética no chão de fábrica no programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.

O programa, que atualmente conta com o Senai-SP como instituição parceira, tem como objetivo prestar consultoria para empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, ou ferramentarias que prestam serviços para terceiros, por exemplo, no que tange à otimização do consumo de energia em seus processos produtivos. Isso é feito por meio de diagnósticos de operações industriais, assim como orientações para evitar o desperdício de recursos.


Desde o seu lançamento até o atual momento, a quantidade de pequenas e médias indústrias que participam do programa ultrapassou 1.100 empresas situadas no Estado de São Paulo. Isso foi um dos fatores que contribuíram para que o PotencializEE ganhasse destaque no “Atlas de Eficiência Energética Brasil 2022”, lançado este ano. Trata-se de um documento que é resultado da cooperação entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, IEA).


Este documento foi realizado a partir de estudos que abrangem o uso de indicadores para análise de vários setores da economia e, inclusive, da indústria, visando apresentar dados referentes ao progresso da eficiência energética no País. 

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. As empresas do ramo de usinagem também podem obter mais informações sobre o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética no chão de fábrica, além do “Guia de Fontes Alternativas de Energia”, publicação em formato digital que pode ser baixada gratuitamente. 


 

Imagens: Brgfx, Freepik

 

Leia também:

 

Cursos gratuitos para ferramentarias que atendem o setor automobilístico

 

Acordo para reaproveitar CO2 na produção de aços

 

#PotencializEE #AtlasEficiênciaEnergéticaBrasil2022 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Usinagem para profissionais do chão de fábrica, pesquisadores e estudantes.

Livros sobre usinagem publicados pelas editoras Senai-SP, Artliber e Blucher são recomendados para quem trabalha em parques fabris, e também para pesquisadores e estudantes do setor metal mecânico.

02/09/2024


Centro de usinagem de 4 eixos é lançamento da GROB

Novo centro de usinagem G240 chega ao mercado brasileiro como opção para companhias que querem aumentar o parque fabril, e também para empresas que estão iniciando atividades. Executivos da GROB comentaram que o custo do modelo pode ser até 20% menor em comparação com equipamentos de usinagem similares.

02/09/2024


Aumento de serviços de manutenção industrial é meta da Wurth

A empresa pretende aumentar o seu portfólio de produtos e serviços de manutenção de máquinas, que são indicados para o setor de usinagem.

30/08/2024