Adalberto Rezende, da redação.


 

Um robô industrial chamado Robios Cargo foi desenvolvido pela Human Robotics, empresa especializada na fabricação de autômatos com sede em Curitiba (PR). O modelo pode transportar cargas com peso de até 50 kg e atuar de forma autônoma em parques fabris, e também conta com bandejas ajustáveis, sendo indicado para trabalhos que envolvam a movimentação de peças plásticas extraídas de moldes em operação em injetoras, por exemplo.

 

Em entrevista concedida à Plástico Industrial, o fundador e CEO da companhia, Olivier Smadja, e a coordenadora de marketing, Larissa Felix, comentaram sobre algumas das características do novo robô, o qual pode receber comandos por voz e ser controlado por dispositivos eletrônicos como joystick, o que dependerá do tipo de programação estabelecida e do trabalho a ser realizado.


Outro detalhe do Robios é a sua interface amigável que, além de contar com tela sensível ao toque (touch screen), consiste em um monitor onde são reproduzidos os traços estilizados de um rosto humano, como é mostrado na imagem abaixo, ao lado de Olivier. O CEO comentou que este projeto foi desenvolvido visando ao “fortalecimento da empatia entre as equipes de profissionais que vão utilizar o robô, de forma que ele seja considerado um membro do time e não apenas um equipamento”.


Sensores para detecção de obstáculos e sistema de segurança para parada imediata também fazem parte da configuração do robô. Larissa explicou que ele pode operar integrado a sistemas de CRM e softwares, assim como a sistemas de identificação por radiofrequência (RFID), entre outros. Os entrevistados também disseram que o novo robô pode operar em ambientes com temperatura de -5 a 50 ºC e tem bateria com autonomia de 12 horas.

 

A empresa fornece uma estação de recarga, para onde o Robios vai sozinho assim que detecta a proximidade do fim da carga de sua bateria, o que requer um tipo de programação específica.

 

Robôs capazes de carregar até 150 kg

 

A Human Robotics está trabalhando no desenvolvimento de robôs em versões com capacidade para transportar peças com peso de 100 e 150 kg. De acordo com Olivier, os clientes podem contar com treinamento e serviços de assistência técnica, e também podem consultar a companhia sobre a realização de testes no chão de fábrica.

 

“Providenciamos ensaios no ambiente fabril para mostrar para o cliente que a nossa solução pode atender às suas necessidades. Assim, podemos implantar um robô lá e deixar que ele opere por alguns meses, por exemplo”, concluiu.

 

Imagens: Human Robotics/Divulgação.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Mais conteúdo:

 

Circularidade dos plásticos. O que esperar depois dos desafios de 2023

 

Robôs industriais. Dicas de manutenção preventiva

 

#HumanRobotics #PlásticoIndustrial #Robô #Mercado



Mais Notícias MM



Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024


Máquina para soldagem a laser de plásticos é lançamento da Emerson

Equipamento proporciona soldagem livre de vibrações e é indicado para a união de peças plásticas com formato complexo para a área médico-hospitalar, indústria automotiva e de eletrodomésticos, entre outras.

04/06/2024


Covestro adquire participação na BioBTX e aposta na reciclagem química

Empresa holandesa que recupera matérias-primas por meio da reciclagem de resíduos mistos recebeu aporte de capital que permitirá o lançamento de uma planta em escala industrial, com entrada em produção prevista para 2027.

03/06/2024