A Schunk (Mauá, SP) criou um sistema de fixação de ponto zero mecânico com acionamento manual para operações de usinagem. Trata-se do Kontec GFD, integrado em pirâmides, torres e bases, que foi apresentado durante a última edição da Feimec, em São Paulo (SP).

A fixação de dispositivos é feita com quatro pinos posicionados em um grid de 52 x 52 mm, cuja construção em duralumínio anodizado aumenta o rendimento e diminui o tempo de set up para a fixação de paletes e morsas.

A fixação múltipla para máquinas de cinco eixos permite a troca rápida de morsas, com repetibilidade menor que 0,005 mm. Com menos contornos a interferir no processo, o sistema de fixação possui força de tração de 15 kN e é compatível com equipamentos de diversos fabricantes.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________
 


 

Imagem: Schunk


 


 

Leia também:


 

Robô pode movimentar peças usinadas de até 3 toneladas

 

Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz


 

#Schunk

 



Mais Notícias MM



Usinagem para profissionais do chão de fábrica, pesquisadores e estudantes.

Livros sobre usinagem publicados pelas editoras Senai-SP, Artliber e Blucher são recomendados para quem trabalha em parques fabris, e também para pesquisadores e estudantes do setor metal mecânico.

02/09/2024


Estudo da CNI mapeia oportunidades no mercado de hidrogênio

A Confederação Nacional da Indústria elaborou um estudo com detalhes sobre a cadeia de valor do hidrogênio com baixa emissão de carbono, identificando oportunidades para a indústria brasileira.

02/09/2024


Centro de usinagem de 4 eixos é lançamento da GROB

Novo centro de usinagem G240 chega ao mercado brasileiro como opção para companhias que querem aumentar o parque fabril, e também para empresas que estão iniciando atividades. Executivos da GROB comentaram que o custo do modelo pode ser até 20% menor em comparação com equipamentos de usinagem similares.

02/09/2024