A alemã Emag, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu uma retificadora voltada especialmente para a produção de discos de freio com revestimento de metal duro. O modelo VLC 450 DG foi criado para atender a novas exigências relacionadas à emissão de partículas durante a frenagem dos automóveis com base em melhores propriedades de superfície dos seus componentes.
A máquina foi desenvolvida para atender aos altos requisitos da produção em lotes de discos de freio, cuja superfície de metal duro é bastante difícil de usinar. Seu projeto levou em conta os processos que antecedem a usinagem dos discos, a exemplo da fundição e da deposição de metal a laser, as quais influenciam a geometria e as propriedades do material, impondo importantes variáveis de entrada no processo de retificação.
As interações entre os processos de fabricação individuais são investigadas nos equipamentos de torneamento e deposição a laser de fabricação da própria Emag. A empresa apresentou ao mercado, em 2021, o seu modelo desse tipo de máquina, também criado especialmente para a produção de discos de freio (imagem ao lado).
Após três anos de testes bem-sucedidos, a primeira máquina de retificação de superfície dupla já processou milhares de discos de freio com uma ampla gama de geometrias e sistemas de revestimento.
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Imagens: Emag
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