A Usiminas agora conta com um certificado de patente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial para a produção de aço laminado extra limpo. O projeto foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e o processo de patenteamento foi iniciado em 2013.
De acordo com a empresa, o projeto atende a demanda do mercado por melhor qualidade do produto final. “O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demonstram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalha José Dias Blanco, líder da equipe do projeto.
O processo desenvolvido pela Usiminas elimina a necessidade de instalação de linhas de limpeza eletrolítica, ao contrário de processos convencionais realizados em siderúrgicas. Entre os benefícios estão a redução dos custos de fabricação, menor geração de resíduos e melhor qualidade do produto final.
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024