A Usiminas agora conta com um certificado de patente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial para a produção de aço laminado extra limpo. O projeto foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e o processo de patenteamento foi iniciado em 2013.
De acordo com a empresa, o projeto atende a demanda do mercado por melhor qualidade do produto final. “O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demonstram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalha José Dias Blanco, líder da equipe do projeto.
O processo desenvolvido pela Usiminas elimina a necessidade de instalação de linhas de limpeza eletrolítica, ao contrário de processos convencionais realizados em siderúrgicas. Entre os benefícios estão a redução dos custos de fabricação, menor geração de resíduos e melhor qualidade do produto final.
Mais Notícias MM
A FARO Technologies lançou uma nova versão de digitalizador portátil, recomendado para tarefas ligadas à metrologia. Uma das novas funcionalidades é o escaneamento de furos profundos.
26/03/2025
Pesquisadores de engenharia mecânica de Hannover estão desenvolvendo uma ferramenta de controle do processo combinado de desbaste e brunimento, visando tornar mais eficiente e produtiva a fabricação de cilindros para sistemas pneumáticos e hidráulicos.
20/03/2025
A empresa vai comercializar no Brasil quatro modelos de mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas que são recomendadas para usinagem de materiais metálicos duros e frágeis. As mesas têm capacidade de operar totalmente submersas em água ou óleo e apresentam precisão superior em relação às mesas convencionais.
10/03/2025