A Horn (Alemanha) desenvolveu a ferramenta 105 Supermini, com a proposta de evitar a formação de cavacos longos, que constituem um dos maiores desafios na usinagem interna. Dependendo do material, o mandrilamento geralmente resulta em fitas que obstruem os furos, se enrolam na ferramenta e, na pior das hipóteses, levam à sua quebra.
A ferramenta foi projetada de modo a guiar e moldar o cavaco e favorecer a sua quebra. Obtida pelo processo de sinterização, ela possui geometria da aresta de corte que se estende até o raio do canto da pastilha, de modo a garantir o controle de cavacos mesmo com taxas de avanço pequenas.
Além da geometria, a Horn aprimorou os blanques de metal duro das pastilhas para terem maior rigidez e uma aresta de corte mais estável. A nova pastilha é compatível com vários tipos de porta-ferramentas e é adequada para execução de furos com diâmetro a partir de 6 mm, podendo ser adaptado para inúmeras operações de usinagem, incluindo mandrilamento, torneamento de perfis, canais internos, rosqueamento, furação e brochamento de canais.
As ferramentas da Horn são comercializadas no Brasil pela Boehlerit, de Barueri (SP).
Na seção Tecnologia em nosso site você encontrará informações sobre outras pesquisas que têm a usinagem como tema central.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Horn Group
Leia também:
Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente
Mais Notícias MM
A FARO Technologies lançou uma nova versão de digitalizador portátil, recomendado para tarefas ligadas à metrologia. Uma das novas funcionalidades é o escaneamento de furos profundos.
26/03/2025
Pesquisadores de engenharia mecânica de Hannover estão desenvolvendo uma ferramenta de controle do processo combinado de desbaste e brunimento, visando tornar mais eficiente e produtiva a fabricação de cilindros para sistemas pneumáticos e hidráulicos.
20/03/2025
A empresa vai comercializar no Brasil quatro modelos de mesas rotativas de acionamento direto subaquáticas que são recomendadas para usinagem de materiais metálicos duros e frágeis. As mesas têm capacidade de operar totalmente submersas em água ou óleo e apresentam precisão superior em relação às mesas convencionais.
10/03/2025