Uma pesquisa realizada pela Plástico Industrial no setor de transformação por sopro apontou aumento do uso de materiais reciclados na fabricação de produtos soprados.
Pelo levantamento foi constatado que 77,77% das empresas entrevistadas adotaram o uso de materiais reciclados ou de bioplásticos em seus processos produtivos devido a metas de sustentabilidade de clientes/brand owners. De acordo com uma sondagem realizada anteriormente, este percentual era de 64%.
Ainda de acordo com as empresas que colaboraram com a pesquisa, entre os materiais reciclados utilizados por elas estão o polietileno de alta densidade (PEAD), PET pós-consumo (PCR), polipropileno (PP) e o polietileno (PE) verde.
O principal segmento consumidor de produtos soprados é o de embalagens, que absorve 51,38% do volume produzido pelas empresas pesquisadas. Conforme foi apontado por elas, atualmente, 21,94% dos seus produtos são consumidos por um grupo de segmentos formado pela construção civil, indústria de produtos de limpeza, alimentos, bebidas, suplementos hospitalares, fornecedores de peças técnicas e autopeças, com igual representatividade.
Já a agroindústria é responsável pelo consumo de 15,94% do volume de produtos soprados fabricados, ao passo que o setor automobilístico absorve 8,61%, os fabricantes de eletrodomésticos (linha branca), 0,95%, fornecedores de brinquedos e artigos para lazer, 0,62%, e os fabricantes de utilidades domésticas consomem 0,56% do montante.
A manufatura aditiva (impressão 3D) é utilizada por todas as empresas entrevistadas para o desenvolvimento e a validação de novos produtos. Fazendo um paralelo com a pesquisa anterior, no que se refere a este tema, 64% das empresas que participaram dispunham de equipamentos de impressão 3D em suas instalações industriais e 36% contrataram serviços de terceiros para a produção de protótipos.
Além disso, a atual sondagem mostrou que 72,22% das entrevistadas estão usando tecnologias para a redução da espessura dos frascos e garrafas que produzem.
O consumo mensal de resinas de 61,11% das empresas pesquisadas varia de 3 até 100 toneladas e 22,22% delas consomem entre 150 e 300 toneladas, enquanto 16,67% estão consumindo de 350 a 450 toneladas por mês.
Quando foram questionadas sobre o índice mensal de sobras provenientes de seus processos produtivos, 75% das companhias disseram que o volume de refugo vai de 1 a 9 toneladas e 16,66% revelaram que o montante de sobras fica na faixa de 10 a 13 toneladas, ao passo que 8,34% contabilizaram até 20 toneladas.
_______________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________
Imagem: Photogenia, Freepik.
Confira também:
Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D
Guias de fornecedores de equipamentos, serviços e insumos para o setor de plásticos.
Indústria de transformação teve alta no faturamento
#Sopro #PlásticoIndustrial #Pesquisa
Mais Notícias PI
Associação europeia que representa a indústria de bioplásticos declara apoio à execução do Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR).
14/01/2025
Publicação que traz histórias envolvendo liderança feminina em parques fabris e reflexões acerca dos estereótipos do setor industrial está disponível para comercialização.
14/01/2025
Documento que vai regulamentar o uso e destinação dos resíduos no continente europeu tem potencial para alterar mundialmente a forma como são concebidas as embalagens.
14/01/2025