A Stratasys, empresa israelense especializada em manufatura aditiva com subsidiária em São Paulo (SP), anunciou a aquisição da start-up de impressão 3D Origin. A operação permitirá à companhia expandir a sua presença de mercado por meio da inovação no segmento de produção em massa de peças utilizando a nova geração de plataforma de fotopolímero baseada no software da Origin.
De acordo com a companhia, os clientes estão buscando por soluções de manufatura aditiva que permitam o uso de resinas de nível industrial para a produção em massa de peças, com controle de processo e qualidade, e o sistema Origin One, baseado em software dedicado a essa tarefa, que oferece um alto rendimento e uma elevada precisão.
Para Yoav Zeif, CEO da Stratasys, “essa aquisição representa um marco importante, posicionando-nos para gerar uma receita incremental significativa a partir de uma ampla gama de novas oportunidades de mercado para produção em massa. Estou confiante de que as soluções inovadoras da Origin serão uma contribuição fundamental para o nosso forte crescimento a partir de 2021, e apoiarão o objetivo estratégico de fortalecer a nossa posição de liderança e como opção preferencial dos clientes em impressão 3D de polímeros”.
A tecnologia proprietária Programmable PhotoPolymerization (P3) da Origin é um aprimoramento dos princípios do processamento digital de luz (DLP), que faz a cura do fotopolímero líquido por meio de luz. A primeira impressora 3D de nível industrial da empresa, a Origin One, permite o controle preciso de variantes de processo como luz, calor entre outros parâmetros, por meio de seu software de feedback de loop fechado. A nova tecnologia permite que os clientes construam peças com precisão, consistência, tamanho e alto nível de detalhes, enquanto proporciona o uso de uma ampla variedade de resinas comerciais.
Segundo informações oficiais da Origin, eles trabalham com uma rede de parceiros de materiais que inclui Henkel, Basf e DSM para o desenvolvimento de resinas. Zeif comenta ainda que a aquisição da Origin faz parte do cumprimento dos objetivos da empresa de oferecer as mais abrangentes tecnologias e soluções do mercado para criar uma cadeia de valor totalmente digital, projetada para a integração da Indústria 4.0.
Entre as possíveis aplicações da tecnologia destacam-se o uso nas áreas médicas e odontológicas, no setor industrial e em setores como de defesa e de bens de consumo. A equipe da Origin se juntará à Stratasys e liderará o desenvolvimento de sua plataforma tecnológica e de produto. O primeiro produto completo, resultado dessa aquisição, tem lançamento previsto pela Stratasys para este ano.
(Foto: Business Wire)
#stratasys #impressao3d #uniaodeempresas #programmablephotopolymerization
Conteúdo relacionado:
Impressora multimateriais é desenvolvida entre parceiros europeus
Parceria no ramo de manufatura aditiva
Mais Notícias PI
A Consultoria IDTechEX realizou um estudo de tendências para o setor de manufatura aditiva (impressão 3D) no período que vai de 2024 a 2034, abordando o provável desenvolvimento tecnológico e perspectivas de mercado.
05/03/2025
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024