A 3D Criar (São Paulo, SP) está trazendo para o Brasil a impressora 3D desktop de alto desempenho Epsilon, voltada para o segmento industrial.

O modelo é fabricado pela espanhola BCN3D, sediada em Barcelona, e foi lançado na última edição da Formnext, evento mundial sobre manufatura aditiva, que aconteceu no final de 2019 em Frankfurt (Alemanha).

A Epsilon é a terceira geração de impressoras com tecnologia FDM/FFF da empresa, e promete revolucionar o setor industrial ao conjugar robustez e durabilidade, permitindo o trabalho com materiais de alto desempenho.

A BCN3D é conhecida pela fabricação de impressoras com cabeçote duplo e com sistema de extrusora dupla independente (IDEX), capaz de aumentar a produtividade normal. Especialmente para peças complexas com suportes solúveis, a nova máquina possui melhor desempenho do que modelos anteriores com a sua área de trabalho. O volume de impressão é de 420 x 300 x 400 mm, com um gabinete completo e recursos para aquecimento passivo da câmara. A impressão pode ser feita a partir de projetos em nuvem, acessados pelo serviço BCN3D Cloud.


Parceria no desenvolvimento de materiais
 

Outro fato importante é a associação da empresa espanhola com gigantes do segmento de polímeros para a otimização de perfis de impressão: a BASF e a Mitsubishi Chemical colaboraram no desenvolvimento e fornecimento de materiais que permitem a produção de peças finais em nível fabril, com repetibilidade. É possível imprimir, por exemplo, materiais de alto desempenho, como a poliamida resistente a alta temperatura – 198ºC – (PAHT CF15) ou com fibra de carbono, além de polipropileno com fibra de vidro.


 

foto:Epsilon, impressora espanhola com grande volume de impressão e capacidade de produção em nível fabril

 



Mais Notícias PI



Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.

22/10/2024


Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.

22/10/2024


Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.

29/10/2024