Uma parceria formada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro Universitário Facens e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) levou à criação de um centro de pesquisa voltado para as áreas de Internet of Things (IoT) e indústria 4.0.
A nova unidade foi inaugurada recentemente no município de Sorocaba (SP) e recebeu o nome de “Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens-MCTI”. Ela faz parte de uma iniciativa que visa ao desenvolvimento de programas educacionais e de empreendedorismo a partir do uso de tecnologias de diversos tipos, o que pode incluir máquinas de corte a laser de chapas, equipamentos de impressão 3D e sistemas digitais que conectem o chão de fábrica com ambientes virtuais, por exemplo.
Segundo informações transmitidas via comunicado à imprensa, esse projeto também tem como objetivo popularizar e intensificar a divulgação de trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas da ciência a partir da criação de espaços para a realização de simulações de processos em alinhamento com o uso de sistemas conectados à IoT, incluindo pesquisas e desenvolvimento para áreas definidas como prioritárias conforme o Plano Nacional de Internet das Coisas.
“Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é necessário lembrar que precisamos criar empregos para as pessoas, alinhados a esse progresso. Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, comentou Marcos Pontes, ministro da ciência, tecnologia e inovações no MCTI.
Além disso, foi informado que o novo instituto vai operar de forma integrada com entidades do meio acadêmico, empresarial e também com órgãos que representam a comunidade local. “Nos sentimos muito honrados com esta parceria e sabemos que todas as pesquisas e ideias desenvolvidas neste centro nos darão mais oportunidades de trazer educação e desenvolvimento de projetos”, disse Regiane Relva, coordenadora-geral do laboratório Smart Campus Facens, que integra o centro universitário de mesmo nome.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Foto: Facens
Reportagens similares:
Teste rápido de materiais durante a estampagem
Fabricante de máquinas expande negócios de software
#MCTI #Facens #PTS #Indústria40 #IoT #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024