Por Jefferson Schiavon*
Globalmente, as vendas de veículos elétricos cresceram 140% no primeiro trimestre deste ano. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), foram 1,1 milhão de unidades vendidas. O Brasil também teve aumento na eletrificação da frota em 2021: este ano tivemos o melhor quadrimestre da história no nosso mercado, com 7.290 veículos vendidos – o que representa um aumento de 29,4% comparado ao ano passado. Sabemos que a frota de carros elétricos ainda é pequena no Brasil, porém, os dados mostram que as vendas não param de crescer.
O carro elétrico tem evoluído constantemente e isso traz uma série de benefícios,tais como não emitir gases poluentes e ter um consumo de energia eficiente. Muitos países já adotaram metas agressivas de conversão de sua frota para veículos elétricos e, embora no Brasil ainda não haja uma meta definida, o apelo de sustentabilidade tem promovido um aumento das vendas. Prova disso é que tem sido cada vez mais comum encontrar em shoppings e outros tipos de estabelecimentos vagas que são exclusivas para recarga de veículos elétricos e híbridos. Isso deixa claro que, se até pouco tempo atrás o tema era apenas uma tendência, agora ele já começa a se tornar uma realidade – e que ainda colabora com o meio ambiente, a partir de tecnologias limpas e sustentáveis.
O plástico de engenharia tornou-se um grande aliado nessa revolução dos elétricos, pois esses modelos precisam ser cada vez mais leves, buscando a máxima eficiência energética. Além disso, o plástico de engenharia oferece versatilidade de design, simplicidade na manufatura, rapidez no desenvolvimento e menor impacto ambiental na produção de cada componente.
Como uma das principais fornecedoras de plásticos de engenharia, a Basf possui um extenso portfólio para aplicação automotiva, com grades que são utilizados, por exemplo, na produção de sensores, conectores, sistemas de iluminação, painéis, carroceria, assentos, entre outros. A expertise da companhia, em cocriação com os clientes, viabiliza iniciativas inovadoras e dedicadas na busca de novas aplicações, que são facilitadas por meio de programas de simulação próprios, acelerando o processo de desenvolvimento e reduzindo custos do projeto, além promover menores impactos ambientais.
Os veículos elétricos representam um grande avanço em termos de tecnologia e ainda têm pela frente um campo amplo para desenvolvimento de inovações, que ajudarão a transformar a mobilidade para um futuro mais sustentável e econômico. Novos desafios à frente! E a sua empresa, como tem se preparado para um futuro com produtos e serviços cada vez mais versáteis, econômicos e sustentáveis?
Foto: Basf
*Jefferson Schiavon é diretor de soluções para transportes do negócio de Materiais de Performance da Basf
#materialdeengenharia #veiculoseletricos #sustentabilidade
Mais Notícias PI
A Maximu’s Embalagens Especiais adquiriu uma nova máquina para fabricação de placas de polietileno expandido e vai inaugurar sua unidade fabril em fevereiro de 2025. A implantação de sistemas digitais, sistemas para reciclagem de sobras de processo e treinamento interno já está em curso.
03/12/2024
Pequenas e médias empresas, inclusive do segmento de ferramentaria, precisam estar atentas ao risco de ataques cibernéticos que podem comprometer suas rotinas e resultados. Os antivírus são apenas uma parte da equação de segurança que envolve procedimentos rotineiros capazes de evitar maiores danos em caso de ataque.
03/12/2024
O instituto espanhol Aimplas iniciou pesquisas voltadas para a produção de bioplásticos a partir do processamento de bagaço de malte. O objetivo é desenvolver filmes para uso agrícola e embalagens.
02/12/2024