A Ambev e a Triciclo, vinculada ao Grupo Ambipar, instalaram mais unidades de máquinas de autoatendimento na cidade de São Paulo (SP) para o depósito de embalagens pós-consumo, conhecidas como Retorna Machine, em que, de acordo com um programa de fidelidade, quem contribui com a reciclagem recebe recompensas.
Segundo informativo enviado à imprensa, as empresas instalaram mais dez máquinas em locais de fácil acesso ao público e com grande movimentação de pessoas, concedidos pela EMTU, ViaQuatro e Rede Duque. As embalagens recicláveis, que seriam descartadas mas agora podem ser depositadas nessas máquinas, são revertidas em benefícios como recarga no vale-transporte e em celulares pré-pagos, bônus na fatura de energia elétrica ou desconto em livrarias.
Para participar, é necessário criar gratuitamente uma conta digital Triciclo por meio do site da companhia ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para sistemas iOS e Android). Depois, basta depositar as embalagens na máquina para começar a pontuar e receber “tricoins”, que são os pontos de troca dos benefícios. A Retorna Machine recolhe todos os tipos de materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, alumínio, aço e embalagens longa vida.
Essas máquinas vêm sendo instaladas em diversos locais da região metropolitana de São Paulo (SP), como já citado por Plástico Industrial em edições passadas em outras ações dessas companhias em prol da sustentabilidade. Atualmente, as Retorna Machine podem ser encontradas nos terminais metropolitanos Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo do Campo, São Mateus e Santo André Oeste, no Corredor ABD, na estação República da Linha 4-Amarela de metrô, e em postos de combustível da Rede Duque.
(Fotos: divulgação, Ambev)
Conteúdo relacionado:
Boa jogada. Empresa fecha parceria para reciclagem de cartas de baralho
Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024