A Zandei, fabricante de embalagens plásticas situada em Guaporé (RS), divulgou uma plataforma digital chamada “Retorna” que faz a avaliação do índice de reciclabilidade de frascos e recipientes usados para o acondicionamento de cosméticos.
Trata-se de uma ferramenta que calcula o índice de reciclabilidade com base na matéria-prima usada para a fabricação da embalagem, bem como no seu tipo, a qual pode ser usada gratuitamente. Segundo informações da empresa, a avaliação é feita a partir da determinação de notas como, por exemplo, “A (excelente aceitação)”, “B (boa)”, “C (regular)”, “D (ruim)” e “E (nenhuma aceitação)”.
De acordo com Edilson Deitos, diretor da companhia, essas notas são embasadas nas práticas de reciclagem relacionadas às regiões do País onde as embalagens avaliadas são comercializadas. Para isso, é necessário responder a um questionário constituído por três etapas. “É um desafio para avançar na economia circular do plástico, e a indústria de cosméticos é um segmento importante, que usa muito esse tipo de insumo”, comentou.
Ainda segundo o executivo, o índice de reciclagem foi desenvolvido por meio da Rede pela Circularidade do Plástico, que reúne companhias e instituições que atuam em diversas áreas da cadeia produtiva de polímeros.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443-9000 ou pelo e-mail retorna@redeplastico.org.br.
Imagem: Rede pela Circularidade do Plástico
Conteúdo relacionado:
Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem
Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo
#Reciclagem #Zandei #RedeCircularidadePlástico #PI
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024