O desenvolvimento de aços especiais que apresentem propriedades como ultra resistência é uma das linhas de pesquisa que fazem parte de um programa iniciado a partir de uma parceria estabelecida entre a Gerdau, com escritório regional em São Paulo (SP), e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (MG).

 

Universidade e siderúrgica se unem para desenvolver aços ultra resistentes para o setor de óleo e gás

Foi firmado um acordo técnico-científico que promoverá a realização de estudos sobre aços de alta performance para aplicações em diversas áreas da cadeia de manufatura, o que inclui empresas do segmento de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.

 

Na linha de frente deste trabalho estará uma equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos Sobre Fratura de Materiais (GEsFraM), que integra o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMET) da Escola de Minas da UFOP.

 

Os estudos iniciais compreenderão a realização de pesquisas sobre a transformação bainítica, constituinte do aço, que confere tenacidade e resistência mecânica, além de força e flexibilidade, ao material. Em comunicado à imprensa, foi informado que as primeiras etapas das pesquisas serão voltadas principalmente para o desenvolvimento de aços ultra resistentes que serão usados na fabricação de tubulações com grande diâmetro para o setor de óleo e gás.

 

A parceria também tem como premissa promover uma aproximação entre a indústria metalmecânica e o meio acadêmico. Ricardo José de Faria, especialista do departamento de produtos da Gerdau, comentou que “a ideia é fazermos um intercâmbio visando à obtenção de um produto diferenciado. A partir dos resultados obtidos, pretendemos abrir frente para a aplicação do aço bainítico em outros setores como a indústria naval e eólica, por exemplo”.
 

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails atendimentogerdau.br@bcw-global.com ou secretaria.demet.em@ufop.edu.br. 

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Mais notícias:

 

Mobilidade elétrica traz oportunidades para o setor de aços

 

Aquecimento por indução é usado em simulações da soldagem

 

#Gerdau #UFOP #AçosdeAltaPerformance #CCM



Mais Notícias PI



Rodízios em novas versões chegam ao mercado

Foi lançada pela Schioppa uma linha de rodízios que conta com sistema para absorção de impacto. Eles suportam cargas com peso de até 300 kg.

03/10/2024


Meta da Wurth é aumentar a oferta de serviços de manutenção industrial

A companhia pretende aumentar o seu portfólio de produtos e serviços de manutenção de máquinas, que são indicados para o setor metal mecânico.

09/09/2024


Escâner 3D portátil com novos recursos chega ao mercado

Foi lançado pela Hexagon um escâner 3D que possui uma terceira câmera que funciona como auxiliar para a realização de cópias digitais sem a aplicação de adesivos na superfície de peças metálicas.

26/08/2024