A Central de Custódia da Logística Reversa de Embalagens (São Paulo, SP), start up que faz o acompanhamento de programas de logística reversa, lançou no início de agosto de 2022 o manual “Sistema de logística reversa de embalagens – contexto regulatório, rastreabilidade e conformidade ambiental”.
O conteúdo distribuído ao longo do manual abrange a política nacional de resíduos sólidos e diversos assuntos relacionados como, por exemplo, certificado de crédito de reciclagem, regulamentações estaduais, planos de logística reversa e relatório anual de desempenho.
Em comunicado à imprensa, foi informado que o material foi elaborado com o objetivo de contribuir para o fornecimento de informações sobre a legislação vigente e regulamentações, entre outros temas ligados à reciclagem de resíduos, sustentabilidade e economia circular.
Além disso, foi divulgado que uma das principais seções do manual trata do Decreto nº 11.044, que institui o Certificado de Crédito de Reciclagem, publicado em abril deste ano. Ele também traz conteúdo a respeito da preservação de recursos naturais, bem como dados sobre o percentual de embalagens recuperadas por meio de sistemas de logística reversa em diversas regiões do Brasil.
A obra possui 25 páginas e pode ser baixada gratuitamente pelo site da start up.
Imagem: Central de Custódia L. R. E.
Conteúdo relacionado:
Embalagens circulares e investimento em reciclagem
Plásticos para a área médica: o futuro deste setor
#logisticareversa #CentraldeCustodia #reciclagem #PI
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024