A holandesa ColorFabb desenvolveu o DPA-100, um material de suporte à base de poliacrilato, que possui a capacidade de se dissolver em solução alcalina suave, projetado para combinar com uma variedade de materiais que não podem ser suportados por outros materiais devido à má adesão ao material de construção.
O material foi projetado para aderir especificamente a materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG, além de ser adequado também para os filamentos de co-poliéster da própria fabricante, tais como nGen, colorFabb_XT, colorFabb_HT e PETG Economy. Entre as especificações do material destacam-se sua densidade de 1,1 g/cm³, temperatura de transição vítrea (Tg) em 112 °C e temperatura de extrusão na faixa de 230 a 250 °C a uma velocidade de até 80 mm/s.
Novo material de suporte a base de poliacrilato voltado especificamente para sustentação de materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG (fonte: ColorFabb)
Segundo a empresa, ao contrário do PVA por exemplo, o novo filamento é menos sensível à absorção de umidade, o que proporciona uma vida útil mais extensa e bons índices de desempenho de impressão ao longo do tempo. Entretanto, o DPA-100 não é recomendado para uso com o PLA como material de construção devido à temperatura da água necessária para sua dissolução ser relativamente alta. Os detergentes utilizados para essa operação são fornecidos pela ColorFabb separadamente.
A companhia disponibiliza em seu site o tutorial “How to print with DPA-100” (ou “Como imprimir com DPA-100”, em português) em que relata aos clientes de maneira simples e objetiva o que é o produto, seus parâmetros de processo, dicas de operação, como realizar a dissolução e, por fim, apresenta uma tabela de compatibilidade com materiais de engenharia.
#materialsuporte #poliacrilato #colorfabbdpa100
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias PI
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024
A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.
29/10/2024