A Maker Bot, desenvolveu uma impressora 3D de mesa (desktop) voltada para a execução de projetos industriais, que requerem precisão dimensional e confiabilidade.
O equipamento, denominado Method, incorpora tecnologias da norte-americana Stratasys, combinados à acessibilidade e facilidade de uso típicas dos modelos da linha Maker Bot. Contém uma câmara de circulação de ar quente, dois cabeçotes de extrusão de alto desempenho e utiliza suportes de alta precisão em PVA, material solúvel em água, que pode ser removido sem comprometer a precisão dimensional das peças.
Baias de material seladas a seco garantem o condicionamento dos filamentos e do PVA usado para suporte, tendo em vista a sensibilidade desses materiais à umidade, a qual pode comprometer o resultado das impressões. Uma rede de 21 sensores conectados garantem o total controle das condições de trabalho e dos resultados que estão sendo obtidos.
Os materiais dos filamentos são desenvolvidos pela Maker Bot, visando assegurar o resultado das impressões. O primeiro disponível é o PETG, um polímero com propriedades de engenharia adequadas a muitas aplicações industriais.
#impressora3d #manufaturaaditiva #filamentofdm #plastic
Mais Notícias PI
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024
A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.
29/10/2024