De 7 a 16 de novembro de 2023 será realizado o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros: Conceitos básicos, operação e avanços recentes”, que será ministrado pelo professor Eduardo Henrique Backes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pelo professor Italo Leite de Camargo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O curso terá formato on-line e está sendo promovido pela ABPol – Associação Brasileira de Polímeros, e segue com inscrições abertas.
A programação será composta por aulas sobre os conceitos e fundamentos da manufatura aditiva (impressão 3D), as vantagens proporcionadas pelas principais tecnologias de manufatura aditiva, assim como as desvantagens, e também sobre noções básicas de funcionamento de equipamentos usados neste setor.
Além disso, os participantes terão acesso a conteúdo sobre as etapas de processos produtivos como extrusão, estereolitografia, sinterização seletiva a laser e deposição de energia direta. De acordo com informações fornecidas à imprensa, haverá debates a respeito dos principais tipos de materiais utilizados, sobre aplicações, desafios e as tendências dessa área.
O início do curso está previsto para às 18h30, com término às 20h30. Serão realizados quatro blocos, cada um com duração de quatro horas, de acordo com informações da ABPol.
Nesta página podem ser obtidas mais informações.
Imagem: Freepik.
Leia também:
Impressão 3D para fabricar ferramental rápido é tema de projeto
Delaminação de peças impressas em 3D é investigada por estudantes da Fatec
Impressão 3D, um universo de processos e tecnologias
#ABPol #UFSCar #IFSP #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A Consultoria IDTechEX realizou um estudo de tendências para o setor de manufatura aditiva (impressão 3D) no período que vai de 2024 a 2034, abordando o provável desenvolvimento tecnológico e perspectivas de mercado.
05/03/2025
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024