Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Saiu a 4ª edição do estudo sobre tendências de cores Color Trend, um trabalho realizado por meio do Think Plastic Brazil – portfólio de soluções para o setor de plásticos criado pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O Color Trend 2025 terá curadoria de Gabriela de Matos, arquiteta e urbanista, que dará continuidade ao trabalho de Jum Nakao, designer.

A elaboração do novo estudo levou à publicação de um livro que traz informações sobre três paletas de cores, as quais são denominadas “O que somos”, “Alvorada” e “O que sonhamos”. A obra, que possui formato físico e 158 páginas, aponta tendências de cores que podem ser aplicadas em produtos fabricados com plásticos, além de outros materiais.

 

No que se refere às paletas de cores relacionadas ao estudo, segundo Gabriela, “a paleta ‘O que somos’ trata principalmente de ancestralidade, ‘Alvorada’ celebra os movimentos e os processos produtivos no que diz respeito a, por exemplo, o trabalho com a terra, enquanto ‘O que sonhamos’ trata dos nossos objetivos e da nossa felicidade”.

 

As cores, e os elementos e as histórias que podem influenciar desenvolvedores de produtos fabricados com plásticos a aplicá-las em embalagens, tampas, frascos, utensílios domésticos, pastas, pranchetas, filmes, pentes, escovas, potes para comida de pets, itens para escritório, mangueiras e cadeiras e mesas, entre outros, são abordadas no livro nas páginas 20 a 111.

 

 

Cores para plásticos

 

As cores atribuídas à paleta O que somos se dividem em tons de verde denominados “Abacate”, “Bambu”, “Bioma” e “Terreiros”, assim como tons de marrom e pastéis (“Tebas”, “Rio Doce”, “Mulheres do Jequitinhonha”, “Quilombo” e “Taipa”). Também há tons de laranja, azul, vermelho, cinza, rosa e roxo.

 

A paleta Alvorada é composta por tonalidades de laranja claro e escuro, denominadas “Prosperidade total” e “Da quebrada”, respectivamente, assim como verdes (“Saúde plena” e “Equilíbrio radical”), lilás (“Pôr do sonhos”), azul (“Mar do Nordeste”) e rosas (“Calmaria” e “Rosa Erê”).

 

E a paleta O que sonhamos também conta com tons de vermelho e laranja (“Auge” e “Verão fantástico”), azul escuro (“Mergulho profundo”), marrom (“Terra molhada”), além de cores similares às mencionadas acima.

 

Mais informações podem ser obtidas nesta página. Um estudo sobre revestimento que melhora a desmoldagem de peças plásticas com alto brilho está disponível na seção Artigos técnicos, em nosso site.

______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________

 

Imagens: Adalberto Rezende, Gabriela de Matos, Think Plastic Brazil.

 

Leia também:

 

Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes

 

Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

 

#ThinkPlasticBrazil #ColorTrend2025 #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024


Ciência dos polímeros em versão estendida

A quarta edição do livro “Ciência dos polímeros”, uma referência na literatura técnica sobre o assunto, inclui exercícios ao final de cada capítulo.

29/10/2024


Mapeamento da produção mundial de veículos em novo livro

Obra traz análises sobre a atual estrutura da indústria de veículos em âmbito global e aborda os impactos causados pelas mudanças geográficas que envolvem o setor.

15/10/2024