A BBG Telecom, fundada há 15 anos em Camaragibe, região metropolitana de Recife, PE, está levando fibra óptica a cerca de 130 engenhos de açúcar do interior de Pernambuco, por meio de sua subsidiária CampusNet, sediada em Palmares. “Essa operação assegura conectividade de alta velocidade a áreas remotas do estado, onde nem mesmo o telefone celular chega”, diz Gilmar Amaral, diretor comercial e de marketing da empresa.

Os engenhos de açúcar são parte fundamental da história e cultura de Pernambuco. As antigas unidades produtivas, que transformavam a cana-de-açúcar em riqueza, deixaram um legado marcante na região. Instalados em áreas rurais, os engenhos têm o desafio do difícil acesso e baixa densidade populacional. Conhecidas na região pelo nome de “arruados”, as comunidades reúnem moradias espalhadas e distantes entre si. “Por exemplo, em um local há um grupo de 20 casas e somente 1,5 km depois há mais cinco”, afirma o diretor. Mesmo assim, a CampusNet leva a conectividade FTTH – fiber to the home. “Temos vários pontos de presença estratégicos, instalamos as CTOs e usamos posteamento 100% legalizado. Muitas vezes precisamos negociar com as fazendas para poder passar com a fibra pelas propriedades”, conta.

Além da complexidade da logística e instalação, a CampusNet utiliza estratégias para garantir não apenas a conexão inicial, mas também a adesão e permanência dos assinantes. A equipe trabalha com atendimento presencial, adaptando-se às necessidades dos consumidores, que muitas vezes não são alfabetizados. “Não usamos call center robotizado. O SAC é preparado para realmente interagir com o cliente de forma pessoal”, diz. Da mesma forma, a cobrança é realizada por meio de carnês de pagamento e não boletos.

Também importantes são as parcerias com associações de administradores dos engenhos, realizando reuniões mensais para entender as demandas das comunidades. “A conexão em fibra óptica não é apenas tecnologia; é uma mudança de vida para essas pessoas”, diz.

Já nas cidades, a BBG Telecom está investindo na expansão da atuação para praticamente toda a região metropolitana de Recife. Hoje, o provedor atende mais de 40 municípios com GPON e conta com backbone que se estende por quase todo o estado de Pernambuco, além de alcançar a Paraíba e Alagoas. Além do atendimento a residências, a empresa seguiu sua vertente para o varejo comercial para pequenas e médias empresas e posteriormente para large accounts e mercado atacadista, fornecendo trânsito, transporte convencional e com redundância e segurança para uma carteira de cerca de 480 provedores na região.

Olhando para o futuro, a BBG tem planos ousados de expansão em 2024. A empresa pretende cobrir 13 bairros de Recife, incluindo a zona oeste e norte, além de aumentar sua rede na zona sul, onde já está presente. O objetivo é elevar o número de HPs - Homes Passed para quase 400 mil unidades. Todos os novos assinantes receberão roteadores com IPv6 e Wi-Fi 6, com planos que variam de 400 Mbit/s a 1 Gbit/s.



Mais Notícias RTI



Think Technology lança plataforma de IoT em white label para provedores

Solução é 100% desenvolvida e produzida pela empresa.

24/06/2024


Desenvolvimento da Ytek permite monitoramento e controle remoto de POPs

Temperatura, umidade e rede elétrica estão entre os parâmetros monitorados.

26/06/2024


Huawei impulsiona o FWA - acesso fixo sem fio com CPEs 5G

Modelos permitem levar acesso aonde a fibra não chega.

24/06/2024