Com a consolidação das redes ópticas, a FonNet Networks, uma extensão da Precision Optical Technologies no Brasil, uma das maiores fabricantes do mundo especializada em soluções de telecomunicações e infraestrutura óptica, quer aumentar sua presença em novos segmentos de mercado, como governo, redes privadas, data centers e pequenos provedores. Para isso, a empresa realizou no Futurecom 2024 o anúncio oficial da sua nova política de alianças, com o objetivo de cadastrar representantes de integradores e revendas de valor agregado de todas as regiões.

Desde o início de agosto, os canais de contato da FonNet já estão aceitando agendamento para o Programa de Canais com representantes de empresas que atuam nos nichos de operadoras móveis e pequenos e médios provedores. No evento, detalhou aos interessados em uma composição comercial estratégica os termos de habilitação técnica de quadros, apoio a projetos de pré-vendas, estratégias de captação de negócios, oportunidade de upselling e modelos de análise de tendências comerciais no mercado de redes ópticas.

Márcio Cachapuz, diretor de mercado da FonNet Networks, ressalta a importância estratégica do Futurecom para compartilhar a estratégia de negócios da empresa com o ecossistema de entrega e aquisição de ativos de comunicação óptica. Segundo ele, o mercado se habituou a encarar a FonNet como um player de alta legitimidade em redes ópticas para o segmento de operadoras de telecom, data centers e operadoras de televisão, mas agora este leque está se ampliando, devido à expansão e diversificação da demanda. “Iremos alavancar novas frentes de negócios, através da parceria com canais de distribuição e integradores com conhecimento e relacionamento dentro dos novos mercados que pretendemos atingir”, disse.

Além do fortalecimento dos canais, a FonNet quer se posicionar como uma empresa que melhora a performance das redes e trabalha a gestão da construção de rede óptica, uma vez que as redes estão consolidadas e oferecem menos espaço de crescimento.

Entre os lançamentos estão novos produtos da família de transceivers 400G ZR/Open ZR+ e as últimas tendências em redes DWDM com amplificadores EDFA, capazes de ampliar substancialmente o alcance das redes de fibra. Para outra faixa do mercado, de provedores operacionais e para a expansão de bordas de redes ópticas, a FonNet apresenta os transceivers bidirecionais de taxas de 100 Gbit/s, voltados ao melhor retorno de investimento e balanceamento de custos. A proposta, em linhas gerais, é mostrar soluções articuladas para impactar a receita e a qualidade de entrega dos provedores de tráfego, bem como para a conectividade pública e privada, nas várias faixas do mercado.

A empresa faz uma avaliação otimista sobre o ritmo de expansão das redes de 5G para 2025 e 2026 e a ampliação de data centers, que demandará conexão com infraestrutura de alta performance, como a oferecida pela família 400G. “O Brasil passou a ser um foco de aumento de capacidade de data center. Queremos justamente ajudar essas empresas a melhorar a performance das suas redes e gestão das suas redes”, afirmou.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024